A atenção com os pés não deve ser só necessária no momento em que um problema aparece. É muito importante que o cuidado preventivo seja realizado. Seja no corte correto das unhas, no uso de sapatos confortáveis ou até mesmo no dever de secar bem os pés após um banho. O cuidado com os pés e com as unhas é essencial para uma boa qualidade de vida, já que um simples problema no pé pode resultar até mesmo em um desconforto nas pernas e na coluna. O programa Ponto de Encontro destacou mais sobre hábitos para a saúde dos pés e sobre a área de podologia em entrevista com a profissional Cintia Carara. Ouça na íntegra:

 

A podóloga, que realiza atendimentos domiciliares em toda a região, explica que o cuidado preventivo é essencial. Isso porque várias pessoas procuram os serviços de podologia para manter o corte correto das unhas e manter os pés saudáveis. Entre os principais problemas encontrados no consultório, Cintia destaca a micose, unhas encravadas, rachaduras, fissuras e calos. Todos esses problemas podem comprometer a qualidade de vida do paciente, já que ele passa a andar de forma errada para aliviar a dor. Andar incorretamente pode gerar lesões na coluna, causando ainda mais incômodo para o paciente.

Cintia ainda ressalta que a maioria das pessoas, por conta do trabalho ou de outros compromissos, acaba colocando um calçado fechado de manhã cedo, retirando somente no fim do dia ao chegar em casa. Por isso, a importância de se escolher um sapato confortável, de solado reto e que não seja apertado. Além disso, para manter a saúde dos pés, é fundamental que a pessoa use sempre meias de algodão, que vão permitir que a transpiração seja melhor.