A chegada de dias mais quentes reacende o alerta para o cuidado com a saúde cardiovascular. De acordo com a doutora Fernanda Tavares, manter-se hidratado, evitar atividades físicas em horários de calor intenso, usar roupas adequadas, evitar jejuns prolongados e ter uma alimentação saudável são os principais cuidados que as pessoas devem ter durante a primavera e verão. Para falar mais sobre o tema, a cardiologista participou de uma entrevista especial no programa Comando Marconi. Ouça na íntegra:

 

Os dias mais quentes geram alguns sintomas nas pessoas. Tontura é o principal fator percebido pela maioria das pessoas. Conforme a doutora Fernanda, isso acontece porque o corpo humano é inteligente e o próprio organismo realiza ações para manter a temperatura corporal adequada. Por conta do calor, ocorre a chamada vasodilatação, o que gera essa sensação de mal-estar, como um pré-desmaio. Por isso seguir os cuidados necessários para os dias mais quentes é de extrema importância.

No caso de doenças cardiovasculares, a especialista ressalta que há os fatores de risco modificáveis, como o tabagismo e obesidade, ou seja, hábitos de vida; e os não modificáveis, que envolvem idade e questão genética. Tratando-se da alimentação, Fernanda destaca para o consumo de sal, que interfere na hipertensão. “Não só o sal de cozinha que a gente se refere, porque mais ou menos 80% do sal ingerido na alimentação vai vir de alimentos processados. Então as pizzas, os hambúrgueres, o presunto, os enlatados, os embutidos é aí o que tem maior teor de sal encontrado nas dietas dos pacientes”, comenta.

Confira mais: