A influenza aviária vai ser tema de uma capacitação on-line, que acontece nesta quarta-feira, dia 5, a partir das 10h30, no canal da Epagri (CONFIRA AQUI). O evento, que vai abordar prevenção e desafios relacionados à doença, é uma realização da Secretaria da Agricultura, em parceria com Epagri e Cidasc. A capacitação é aberta aos públicos interno e externo, como produtores rurais, lideranças do setor e técnicos. A palestra será proferida pelo diretor da Cidasc, Diego Torres Severo, com espaço para sanar dúvidas. A interação será mediada pelo diretor da Epagri, Vagner Portes, e se dará por meio de formulário, com link a ser disponibilizado durante a videoconferência.

O evento será aberto pelo secretário da Agricultura, Valdir Colatto, pela presidente da Cidasc, Celles de Matos, pelo presidente da Epagri, Dirceu Leite, e por Daniela Carmo, diretora de Qualidade e Defesa Agropecuária da Cidasc. Cada um falará brevemente sobre o papel das instituições na prevenção à influenza aviária e a necessidade de apoio de todos os membros desta cadeia produtiva. O programa Comando Marconi abordou o aassunto em entrevista com o diretor Diego. Ouça mais:

 

 

Alto risco

Já foram registrados focos de influenza aviária no Uruguai e na Argentina. Por enquanto, o Brasil segue livre da doença, mas é preciso estar em alerta. Humberto Bicca, diretor de Extensão da Epagri, lembra que é importante que produtores permaneçam atentos a mortes em massa de animais nos aviários, bem como a casos suspeitos, que devem ser imediatamente informados à Cidasc.

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é considerada uma doença de alto risco para aves quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos. “Nestes casos, caracteriza-se como uma doença grave, de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal, acarretando em barreira sanitária para a comercialização de produtos avícolas nos mercados interno e externo e em enorme prejuízo econômico para a avicultura comercial”, detalha Vagner.

Não é necessária inscrição antecipada para assistir a capacitação, o interessado deve apenas clicar no link às 10h30 do dia 5. O vídeo permanecerá disponível no canal de capacitações da Epagri após a exibição ao vivo. Para saber mais sobre a influenza aviária, clique aqui.

Com informações do Governo de Santa Catarina