A Diretoria do Meio Ambiente (DMA) de Urussanga está recebendo pilhas, baterias e lâmpadas para a destinação correta. A iniciativa, que segue até o dia 15 de setembro, faz parte do projeto “Penso, logo destino”, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Um local próprio para o descarte está disponível na diretoria, localizada na Praça da Bandeira, anexo ao Paço Municipal.
Segundo a bióloga da DMA, Kelly Cristina Minotto, o objetivo é evitar a contaminação do solo e dos próprios seres vivos, como animais, plantas e humanos. “No meio ambiente, as pilhas e baterias vão se decompor, as lâmpadas podem quebrar, fazendo com que as substâncias de dentro delas façam mal ao solo e afetem tudo que entrar em contato com aquele ambiente, inclusive a vegetação, alimentos e a água, que quando ingeridos ou em contato com o corpo humano, podem causar diversos problemas à saúde”, explica.
“A DMA atende das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, recebendo os materiais e também tirando qualquer dúvida referente ao tema que a população possa ter, mas a caixa para depósito dos itens está disponível 24h por dia em frente ao prédio. Pedimos também, para que quem for trazer lâmpadas, embale com cuidado de modo a evitar possíveis quebras e acidentes com os coletores. O mais indicado são caixas das próprias lâmpadas, ou embalagens plásticas ou longa vida que protegem o material descartado”, garante o diretor do Meio Ambiente, Márcio Moreira.
O programa Comando Marconi abordou mais detalhes sobre a campanha em entrevista com Kelly e Márcio. Ouça mais na íntegra:
Parte 01
Parte 02
Outros materiais
Vale destacar que a DMA também possui pontos de coleta de pilhas e baterias, bem como de óleo de cozinha, disponíveis nas escolas municipais e em frente ao prédio da diretoria. Além disso, os lixos eletrônicos podem ser descartados na caixa da Logística Reversa, em frente ao DMA.
Colaboração: Ana Paula Nesi / Assessoria de Imprensa