A campanha Junho Vermelho tem o objetivo de incentivar as pessoas a serem doadoras de sangue. O Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado no dia 14 deste mês, por isso, os hemocentros realizam ações para chamar novos doadores que possam ajudar a salvar vidas. O coordenador da divisão técnica do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) de Criciúma, Rafael Luiz da Silva, ressalta que com a aproximação do inverno, o número de doações diárias tendem a cair por conta das baixas temperaturas, já que as pessoas acabam não indo doar por diversos fatores. Com isso, os estoques de sangue acabam caindo também, enquanto a demanda dos hospitais e clínicas continuam normalmente.

Rafael explica que são usadas, mensalmente, cerca de 2.500 bolsas de sangue apenas na região Sul do Estado. Na unidade de Criciúma o número de doações diárias varia, tendo dias com cerca de 30 doadores e outros com mais de cem atendimentos. A estimativa do Hemosc de Criciúma é alcançar uma média de 75 doações ao dia, porém hoje a média é de 58 atendimentos diários. O sangue é destinado para diversos procedimentos médicos e em casos de acidentes. Rafael ainda reforça que os hospitais da região estão retornando com as cirurgias eletivas, aumentando ainda mais a necessidade de se te um bom estoque de doações, já que alguns procedimentos necessitam de transfusão de sangue.

Saiba mais detalhes na entrevista completa com Rafael para o programa Comando Marconi:

 

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação. É necessário apresentar documento com foto. Além disso, uma pessoa que foi vacinada contra a Covid-19 poderá doar após sete dias depois de ter feito a aplicação. Saiba mais sobre os critérios para doação de sangue acessando aqui.

As pessoas de Criciúma e região que querem doar sangue, precisam realizar agendamento através do site do Hemosc ou ligar pelo telefone no número (48) 3444-7410. Acompanhe o trabalho feito pelo Hemosc através das redes sociais: FacebookInstagram e Site.