A Câmara de Vereadores de Urussanga aprovou a criação de cargos de vigias para as escolas e as prestações de contas do município referentes aos exercícios de 2019 e 2021. O Legislativo também foi favorável a um requerimento cobrando informações sobre o “Pacto pelo Interior” e o envio de Moção de Aplauso à dupla sertaneja urussanguense Vitor e Chico. Todas as matérias foram votadas na reunião ordinária desta terça-feira, dia 25.

Os vereadores foram todos favoráveis ao projeto de lei, encaminhado pelo Executivo, que cria 35 cargos de vigias para atuarem nas escolas do município. O texto já prevê que, se houver legislação estadual disciplinando este tema, o município poderá firmar convênio para convocar servidores da segurança que estão na reserva para atuarem como vigias. O projeto é resultado do diálogo entre Executivo, Legislativo e Polícia Militar.

Contas aprovadas e cobranças

Já as aprovações das contas seguem os pareceres prévios favoráveis do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e se deram por oito votos a um. O vereador Luan Varnier (MDB) foi o único a votar pela rejeição das contas dos dois exercícios.

A Câmara também aprovou, por unanimidade, um requerimento apresentado pelo vereador Daniel Moraes, o Nel (PSD), cobrando do Executivo informações sobre as obras do “Pacto pelo Interior”. Nel quer saber os motivos das paralisações e atrasos, assim como um cronograma de conclusão.

O pacote contempla as pavimentações das estradas gerais das comunidades de Rio Molha, Alto Rio Molha, Linha Pacheco, Armazém e Linha Rio Maior, além da rodovia Gaetano de Lorenzi, que percorre os bairros Palmeira do Meio e Palmeira Baixa, e a rua Caetano Bez Batti, no Bel Recanto. Todas tinham previsão de entrega entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, mas, segundo Nel, nenhuma obra foi concluída.

Moções de Aplauso

O Legislativo também aprovou uma proposição do vereador Luan Varnier (MDB) para envio de Moção de Aplauso à dupla sertaneja urussanguense Vitor e Chico. Na avaliação de Luan, o reconhecimento é merecido em razão do sucesso que estão alcançando, além do reconhecimento que trazem a Urussanga. No último domingo, dia 22, a dupla gravou seu primeiro DVD, intitulado “A Hora do Churras”. “A cada sucesso, nossa cidade ganha reconhecimento e fica orgulhosa pelo trabalho desses cantores”, lembrou Luan.

A reunião ordinária desta terça-feira também teve a entrega da Moção de Aplauso ao atleta Nathan de Souza. O reconhecimento, proposto pelo vereador Elson Roberto Ramos, o Beto Cabeludo (MDB), se deu em razão da medalha de prata na Competição Sul-Americana de Jiu-Jitsu AJP South America Continental Pro. A moção foi entregue à senhora Maria Lúcia Pereira Jacinto de Souza, mãe de Nathan.

“O Nathan é um filho de Urussanga, que representa a nossa cidade, carrega o nome de Urussanga com muito orgulho e queira Deus que ele leve esse nome além das fronteiras. Eu quero, em nome da família do jiu-jitsu de Santa Catarina, agradecer esta homenagem”, declarou Maria Lúcia.

Colaboração: Renan Medeiros Amâncio / Assessoria de Imprensa