A Câmara de Urussanga teve, nessa terça-feira, dia 21, a pauta de votações mais extensa do ano. Foram 20 matérias votadas e aprovadas, com destaque para a inclusão do evento “Olha Ela” no calendário oficial do município, a criação do Fórum dos Conselhos Escolares e uma série de requerimentos pedindo informações ao Executivo.

A primeira pauta da ordem do dia foi o projeto de lei encaminhado pelo Executivo que cria o Fórum dos Conselhos Escolares. Trata-se de um órgão deliberativo (isto é, com poder de decisão) dentro do Sistema Municipal de Ensino. Segundo o texto, o Fórum tem como finalidades “o fortalecimento dos Conselhos Escolares e a efetivação do processo democrático nas unidades educacionais e nas diferentes instâncias decisórias, com vistas a melhorar a qualidade da educação”.

Ainda conforme o projeto encaminhado pelo prefeito, o Fórum dos Conselhos Escolares terá a participação de dois representantes do órgão responsável pelo sistema de ensino (Secretaria Municipal de Educação) e dois representantes de cada Conselho Escolar. De acordo com a justificativa apresentada pelo prefeito, o projeto de lei adequa a legislação municipal a uma lei federal aprovada em agosto, que torna obrigatória a criação dos Conselhos Escolares (já existentes em Urussanga) e do Fórum que engloba todos eles.

Olha Ela

A Câmara também aprovou o projeto de lei do vereador Elson Roberto Ramos, o Beto Cabeludo (MDB), que inclui o evento “Olha Ela” no calendário oficial do município. A iniciativa é realizada todos os anos em outubro, como forma de conscientizar as mulheres sobre a campanha do Outubro Rosa. Conforme Beto, o evento não tem fins lucrativos e é organizado pela empresa Ciclus Vitali, que tem Rangel Quaglioto como criador e gestor.

Requerimentos

Os vereadores aprovaram dez requerimentos na reunião ordinária desta terça-feira. Um deles tem a autoria de seis vereadores e pede informações ao desembargador Altamiro de Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, sobre o cronograma de obras para a construção do novo Fórum da Comarca de Urussanga. A matéria é assinada pelos parlamentares Odivaldo Bonetti (PP), Ademir Bonomi (MDB), Fabiano Murialdo De Bona (PSDB), José Carlos José (PP), Lisi Bonetti (PP) e Thiago Mutini (PP).

O vereador Erotides Borges Filho, o Tidinho (PDT), é autor de outros quatro requerimentos. Ele pede informações sobre as emendas encaminhadas ao Urussanga Futebol Clube, sobre aluguéis pagos e recebidos pela Prefeitura e a respeito de um caminhão que, segundo o vereador, está parado há seis meses. Tidinho também apresentou requerimento convidando a servidora Fabiane Thomaz, do setor de Planejamento, para comparecer a uma reunião da Câmara e falar sobre procedimentos para a captação de emendas parlamentares.

Outros dois requerimentos têm a autoria da vereadora Lisi Bonetti (MDB). Ela pede informações sobre Políticas Públicas da Rede Feminina de combate ao câncer e convida representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC) a participar de reunião do Legislativo para falar sobre o desconto de 14% efetuado contra os aposentados do Iprev.

Luan Varnier (MDB) é autor de dois requerimentos, ambos relacionados às despesas do município com publicidade. Ele pede informações sobre a licitação e o contrato atual com agência de publicidade, assim como dados referentes às despesas nessa área nos últimos sete anos.

Mariela Iana Fabris Moraes (PP) é autora de requerimento em que convida o técnico responsável pelo Estudo Sócio Ambiental em Urussanga, Luiz Gustavo Pavelski, para participar de reunião da Câmara e falar sobre a execução dos trabalhos no município.

Indicações

A Câmara aprovou três indicações, sendo duas de Luan Varnier e uma de Lisi Bonetti. Luan sugere que o Executivo providencie a pavimentação da rua Eugênio de Costa, no São Pedro (que vai em direção ao Acqua Park) e a revitalização da parada de ônibus na rodovia Paulo Ayres Zanelato, bairro Lunardi. Lisi propõe a revitalização da parada de ônibus na Rodovia dos Mineiros, no Rio Carvão Alto.

Moções

Cinco moções foram aprovadas na reunião da Câmara desta terça-feira.

Duas delas são de autoria de Thiago Mutini. O progressista apresentou Moção de Aplauso ao atleta urussanguense Lucas De Nono Soratto, integrante do time sub-17 do Criciúma, que conquistou o título de campeão catarinense no último fim de semana, e ao Pub Rock Hotel, em nome dos sócios proprietários Charles Cancellier Bratti e Rafael Darella Colle, em razão da comemoração dos seus sete anos de atividades e pelo evento realizado no dia 11 de novembro.

Outras duas foram apresentadas por Luan Varnier. O emedebista apresentou Moção de Congratulação à Associação Bellunesi Nel Mondo Famiglia di Urussanga, em razão da comemoração dos seus 35 anos de atividades, e à empresa DS Travel Tur, representada pelos proprietários Douglas da Soler e Samanta Scussel, pelos 16  anos de atividades.

Odivaldo Bonetti propôs Moção de Aplauso às atletas Vitória de Lorenzi Cancellier e Amabile Librelato, da Equipe Alpha de Karatê, e ao sensei Luiz Fernando Rodrigues da Silva, pela conquista do segundo lugar, categoria sub-14 até 47 kg, e terceiro lugar, categoria cadete até 61 kg, respectivamente, no Campeonato Brasileiro de Karatê.

Colaboração: Renan Medeiros / Assessoria de Imprensa