A Câmara de Urussanga concluiu a 46ª e última reunião ordinária do ano votando e aprovando todas as matérias restantes na pauta do Legislativo. Entre elas, foi aprovado um repasse de R$ 250 mil para ajudar o Hospital Nossa Senhora da Conceição com as despesas de fim de ano. A Câmara vai transferir recursos próprios à prefeitura para viabilizar esse apoio, por meio da antecipação da devolução do duodécimo. Os projetos que tornam possível esse auxílio financeiro foi encaminhado pelo Poder Executivo e tramitou em regime de urgência para que pudesse ser aprovado a tempo.

A Câmara também aprovou projeto de lei encaminhado pelo Executivo que ratifica o contrato com o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures), com a criação de dois empregos públicos no consórcio e alteração dos salários dos empregados. No dia anterior, gestores do Cirsures estiveram no Legislativo para dialogar com os vereadores sobre a necessidade dessas mudanças.

O Legislativo aprovou um projeto de lei apresentado pela vereadora suplente Mariela Fabris (PP), que torna obrigatória a capacitação dos servidores e funcionários de escolas e creches públicas e particulares em primeiros socorros da “manobra de Heimlich” e a “técnica de tapotagem”. Essas ações visam identificar e agir quando há alguma obstrução respiratória.

Os legisladores também aprovaram projeto apresentado pelos vereadores Odivaldo Bonetti (PP) e Daniel Moraes, o Nel (PSD) que inclui a “Sagra Della Polenta”, realizado anualmente em setembro, no Calendário Oficial de Eventos.

A Câmara aprovou, ainda, o plano de carreira e o quadro permanente de pessoal do Legislativo, organizando dentro da estrutura os cargos já existentes, sem criar novos. Na prática, o plano de carreira permite que os servidores progridam ao longo do tempo.

Requerimento e indicações

O Legislativo aprovou um requerimento, proposto pelo vereador Luan Varnier (MDB), para pedir ao coordenador regional Sul da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Ademir Honorato, intervenções urgentes para melhorar as condições da SC-108, no trecho entre Urussanga e Orleans.

Luan Varnier também é o autor de uma das indicações aprovadas pelos vereadores, que sugere à Prefeitura melhorias na iluminação na rua Durval Perito, no De Villa.

O vereador Fabiano Murialdo De Bona (sem partido) apresentou indicação sugerindo ao Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos Região Sul (Cirsures) a criação de Centro de Zoonoses para atender os municípios membros.

Colaboração: Renan Medeiros / Assessoria de Imprensa