A comunidade de Santana, em Urussanga, será marcada por futebol, tradição e confraternizações neste domingo, dia 18. Isso porque mais uma edição dos Pretos contra Brancos, ou Brancos contra Pretos, será realizada. É um clássico de futebol, que é realizado há mais de 30 anos na comunidade. No jogo, homens brancos e negros se enfrentam no futebol. O evento acontece no campo do Minerasil a partir das 9h30. Logo após, será transmitido a final da Copa do Mundo e haverá um almoço. De acordo com um dos organizadores do evento, Ivan Vieira, foram vendidas mais de cem camisetas com a escrita “Amizade não tem cor”.

William Rodrigues, de 32 anos, conta que sempre acompanhou os jogos desde criança. Neste ano, a organização está arrecadando brinquedos e alimentos, que serão doados para as famílias carentes de Urussanga. “O que a gente preza é mais pelo conjunto de amizades, união da comunidade e ter agora esse caráter social de arrecadação de alimentos, de brinquedos”, ressaltou o participante. Edson Bernardes, que também irá participar do jogo, reforçou que o objetivo do evento é unir os amigos de Santana em uma grande celebração.

No começo, os jogadores, brancos e negros, realizavam os jogos sem camisa. Atualmente, uma camisa foi confeccionada, no qual os brancos usarão a preta e os negros a branca, como forma de ressaltar a igualdade. O jogo é voltado para os moradores de Santana e que fazem parte da história da tradição. Além da partida, o domingo também será marcado por muito pagode e boas amizades.

Conforme os organizadores, há planejamento para manter a tradição nas gerações mais novas, fazendo partidas com crianças e adolescentes de Santana. O assunto foi destaque em entrevista no Ponto de Encontro com Ivan, William, Edson e com Odair de Souza Paulo Sérgio Teotônio. Ouça na íntegra: