A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, terá um novo pároco e vigário. O anúncio foi realizado pelo bispo da Diocese de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach, nesta terça-feira, dia 13. O padre Daniel Pagani, atual pároco, realizará licença para experiência sabática, por tempo indeterminado. O padre Giliard Cesconetto Gava será o novo pároco, e o padre Fernando dos Santos de Oliveira assumirá como vigário da paróquia. O padre Valdemar Carminatti continua em Urussanga.

Pagani está há quase seis anos em Urussanga. Para o Ponto de Encontro, padre Daniel explicou que há algum tempo vinha pensando em pedir a licença. “Chega um momento que a gente tem que fazer escolhas na vida, eu então, depois de muita reflexão, de conversar com o bispo, com padres, terapia, eu cheguei então a conclusão de que eu precisava fazer uma nova experiência”, comentou. “Eu pedi essa licença sabática para fazer cursos, e fazer uma outra experiência. Já há muitos anos eu venho sentindo um certo cansaço, esgotamento, e aí nos últimos tempos eu senti que eu precisava dar uma parada, olhar um pouco para mim”, completou.

Daniel explicou que, com a licença, não deixa de ser padre, porém não irá exercer funções em paróquias. Além da paróquia, padre Daniel também é o diretor da Rádio Marconi, no qual o cargo será passado para o novo pároco. “Meu maior amor é a Rádio Marconi. A Rádio Marconi foi o amor que eu vou levar para a vida toda, é algo que eu gosto, faço com muito amor. Para mim, os outros padres diziam ‘ah, mas acordar cedo, 5 horas’, não, para mim não é problema acordar cedo, porque eu faço o que eu gosto. Então, realmente, a rádio é muito bom, para mim é ótimo, por isso que eu disse que foi uma dor muito grande, porque, automaticamente, eu tô deixando a diretoria da Rádio Marconi”, afirmou.

“Não tem nenhuma motivação por trás, ninguém, é uma decisão pessoal, uma decisão minha, isso eu quero deixar bem claro”, frisou Daniel. Os novos padres deverão assumir na paróquia no próximo ano, ainda sem data definida, mas que deverá ser divulgada em breve. Ouça a entrevista realizada com o padre Daniel na íntegra:

 

Leia na íntegra o comunicado divulgado pela Diocese de Criciúma:

Para atender as necessidades pastorais e espirituais do povo de Deus, eu, Dom Jacinto Inacio Flach, anuncio uma mudança no clero da Diocese de Criciúma para o mês de dezembro de 2022, a saber: 

Padre Alex Sandro Serafim – Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Meleiro. 

Padre Arcângelo Bússolo – Convívio Sacerdotal São João Maria Vianey, Criciúma, com possibilidade de auxiliar uma paróquia na região. 

Padre Carlos Mateus Possamai Della – Pároco da Paróquia São José/Catedral, Criciúma. 

Padre Daniel Pagani – Licença para experiência sabática, por tempo indeterminado. 

Padre Fernando dos Santos de Oliveira – Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Urussanga. 

Padre Giliard Cesconetto Gava – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Urussanga. 

Padre José Francisco da Silva – Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Salete, Criciúma. 

Padre Fr. Júlio César de Oliveira – Pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima, Santa Rosa do Sul. 

Padre Ludgero Antônio Feldhaus – Vigário Paroquial da Paróquia Santa Bárbara, Criciúma. 

Padre Tiago Mota da Silva – Pároco da Paróquia São João Batista, São João do Sul. 

Padre Valmor Della Giustina – Orientador espiritual do Seminário Nossa Senhora de Caravaggio, Nova Veneza e Vigário Auxiliar na Paróquia São Francisco de Assis, Balneário Rincão.

 Padre Victor José Grassi – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Meleiro. 

No mesmo ato, anuncio a criação da Paróquia Sagrada Família de Nazaré, com sede no Bairro Metropol, em Criciúma, com celebração de instalação no dia 02 de fevereiro de 2023.  Seu primeiro pároco será o Padre Maurício Borges Feliciano

Rezemos para que cada um possa cumprir com fé e dedicação a missão que a Igreja lhes confia. 

São José, padroeiro da Diocese de Criciúma, rogai por nós. 

Criciúma, 13 de dezembro de 2022

Memória de Santa Luzia 

Dom Jacinto Inacio Flach

Bispo diocesano