Os 145 anos de Urussanga serão muito bem homenageados durante o 17° Ritorno Alle Origini. A cervejaria Birra Del Nonno apresentará a cerveja “Ritorno Alle Origini Italian Grape Ale”, produzida a partir da uva Cabernet. A bebida especial irá destacar o aniversário da cidade e a população urussanguense. A cerveja já estará disponível para venda e degustação no estande da Birra Del Nonno, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, nos dias 26 a 28.
O proprietário da Birra Del Nonno, Ivan Damiani, explica que a técnica Italian Grape Ale é conhecida por utilizar uvas para a fabricação de cervejas, muito utilizada na Itália. “Poucas cervejeiras fazem esse estilo (no Brasil), mas é um estilo que está começando a crescer”, ressalta. Ivan também conta que o projeto da Birra Del Nonno iniciou já na época da Vindima Goethe, com a colheita da uva, com estudos para saber qual a uva seria utilizada para a fabricação da cerveja. “Usamos a uva Cabernet, que é uma uva que tem uma certa delicadeza, é uma uva bem forte, bastante utilizada nas vinícolas”, afirma.
Sobre o uso da uva para a cerveja, Damiani destaca que a relação tem tudo a ver com o Ritorno Alle Origini. “A gente está aqui para mostrar que da uva não vem só o vinho, mas também vem a cerveja. Podemos estar utilizando essa uva na parte da fermentação, que é o que a gente fez”, comenta. “O mercado cervejeiro vem buscando sempre variedades, inovações”, acrescenta. O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi com o Ivan. Ouça na íntegra:
A produção da cerveja especial não foi realizada em escala industrial, como o restante das cervejas. “A gente fez em uma escala piloto, relembrando os tempos lá de 2014, quando a gente começou a fazer cerveja. Então ela foi feita nas panelinhas pequenas”, conta. “Não usamos praticamente nada de tecnologia atual para fazer essa cerveja. Então por isso que essa cerveja ficou a cara do Ritorno, utilizando a uva, que é um elemento muito forte aqui da nossa região, e também a parte cultural, lincando a cerveja, o Ritorno, todo esse conceito que estamos vivendo”, frisa.
A cerveja para o Ritorno Alle Origini é única, isso porque foram utilizadas uvas frescas para fazer a produção. “Se a gente for repetir essa mesma receita no ano que vem, de repente a uva talvez não vai estar em uma característica legal, ela pode estar um pouco melhor ou um pouco pior. Então dependemos muito da uva, que é uma coisa que a gente não consegue controlar”, explica.
Para este ano, cerca de 100 garrafas da cerveja foram produzias, e estarão disponíveis neste fim de semana. “Vai ser uma cerveja com uma carbonatação bem alta, então ela vai lembrar muito um espumante, um frisante bem gaseificado”, esclarece. A bebida foi envasada em uma garrafa que lembra a um espumante, além de ter uma rolha de cortiça, tornando a cerveja ainda mais especial para o Ritorno Alle Origini.
Além de poder experimentar a cerveja especial, as pessoas que passarem pelo estande da Birra Del Donno poderão ver como funciona a produção piloto de uma cerveja. “Vamos fazer um brassagem. O pessoal costuma chamar de brassagem coletiva, em que as pessoas de fora podem estar ali vendo e acompanhando, vão saber mais ou menos realmente como era feito antigamente, que eram com as panelinhas mesmo, mexido a mão, controlado a temperatura de forma manual”, comenta Ivan.