Iniciou, nesta semana, o aumento da frequência das coletas e análises de balneabilidade em Santa Catarina. O Instituto do Meio Ambiente (IMA), com o apoio de órgãos parceiros, aumentaram a frequência das coletas em 82 pontos definidos pelo Termo de Cooperação entre Órgãos Estaduais. Desta forma, nas segundas e terças-feiras serão realizadas a primeira coleta da semana em todos os 238 pontos monitorados. Nas quartas-feiras ocorrerão a segunda coleta nos 82 pontos distribuídos em Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Rota Norte Florianópolis, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. Já nas quintas-feiras a terceira coleta será nos 10 pontos de Balneário Camboriú (Praia Central) e 26 pontos em Florianópolis (praias da Rota Norte).

O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi com o gerente de Laboratório e Mediações Ambientais do IMA, Marlon Daniel da Silva, que explicou mais sobre como acontece as análises para saber se um local é próprio para banho ou não. Ouça na íntegra:

 

O laboratório do IMA realizará a emissão de relatórios às quartas-feiras (referente à coleta 1 de todos 238 pontos), às quintas-feiras (somando os resultados referentes à segunda coleta nos 82 pontos) e às sextas-feiras (fechando o balanço com os resultados da terceira coleta nos 36 pontos distribuídos em Balneário Camboriú e Florianópolis). Todo cidadão poderá conferir os resultados que estarão disponíveis no site.

Com informações do Instituto do Meio Ambiente