Bairro da Juventude: oportunidade, educação e transformação

Contribuir para o bem-estar de crianças, adolescentes e jovens e para o crescimento da sociedade são grandes motivadores para o Bairro da Juventude

Foto: Divulgação

Há sete décadas, foi confiada ao Bairro da Juventude uma Missão: nela estava a responsabilidade, o amor ao próximo, a oportunidade e a transformação. O tempo passou e ao longo da sua história, estes ingredientes ainda sustentam o dia a dia da Instituição.

Contribuir para o bem-estar de crianças, adolescentes e jovens e para o crescimento da sociedade são grandes motivadores para o Bairro da Juventude que conquistou, a partir de seu trabalho, credibilidade para buscar parcerias essenciais para o desenvolvimento de seus projetos e ações, fortalecendo os vínculos com as organizações e empresas apoiadoras.

O Bairro da Juventude atende aproximadamente 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, em período integral, vindos de 82 bairros do município de Criciúma. Na entidade é oferecida educação formal, transporte gratuito, quatro refeições diárias, ambulatório com médico pediatra, atendente de ambulatório e dentista, atendimento psicossocial, espaço cultural, laboratórios educativos e atividades de esporte, lazer e cultura. Podemos verificar a amplitude do atendimento através de alguns números. Cada aluno recebe diariamente quatro refeições, sendo que ao ano o Bairro serve 1.132.560 refeições. Na área da saúde são aproximadamente 4.000 atendimentos em serviços oferecidos de enfermaria, médico e odontológico. Já as atividades esportivas prestam, semanalmente, 2.110 atendimentos e na cultura são 2.072 atendimentos.

A Instituição também contribui socialmente com as indústrias inserindo no mercado de trabalho, através dos seis cursos profissionalizantes, centenas de jovens que buscam o tão sonhado primeiro emprego.

O Bairro da Juventude acredita e ensina a todos que que o principal ingrediente da vida, é a solidariedade. Poder oferecer o bem ao próximo é o combustível que fornece a energia necessária para que a entidade fortaleça, diariamente, o trabalho com as crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

Agradecer faz parte do cotidiano de todos que fazem o Bairro da Juventude. A Instituição é grata pelas parcerias que chegam até ela e por todos os parceiros que se mobilizam e creem no que é realizado pela Instituição.

Colaboração: Assessoria de imprensa – Bairro da Juventude