Para que Cocal do Sul chegasse a condição de município, uma Comissão de Emancipação foi formada em 1990. O grupo trabalhou até culminar com a emancipação político-administrativa do município, em 26 de setembro de 1991.

“A ideia da emancipação já constava no pensamento da maioria dos moradores de Cocal do Sul. Enquanto Distrito da cidade de Urussanga, na década de 80, o local começou a crescer e desenvolver economicamente, assim entendemos que deveríamos buscar a emancipação de Cocal”, lembra o Presidente da Comissão de Emancipação, Hylario Ernesto De Faveri.

“Cocal do Sul possuía 6.109 eleitores, sendo que compareceram à votação 4.939 pessoas. Pelo voto ‘sim’ para a emancipação foram 4.888 votos. Para o voto ‘não’ foram 41 eleitores. Houve ainda 03 votos em branco e 07 nulos.  Aquela foi a primeira votação eletrônica da América Latina”, conta De Faveri.

Conheça mais sobre o processo de emancipação de Cocal do Sul, na entrevista com Hylario Ernesto De Faveri:

 

O senhor Hylario, que hoje está com 77 anos de idade, trabalhou por 25 anos em Cocal do Sul; outros 12 anos atuou como Coletor Estadual de Urussanga. Casado há 51 anos com Terezinha Possamai De Faveri, juntos eles tem 03 filhos.

Da Redação / Edi Carlos De Rezende