A audiência pública sobre o andamento da proposta para a preservação do patrimônio edificado e da paisagem da praça Anita Garibaldi de Urussanga será realizada nesta quinta-feira (09), de forma on-line. A apresentação inicia a partir das 19h pelo YouTube. O projeto foi contemplado no Concurso Público do Governo de Santa Catarina, o prêmio “Elisabete Anderle” (saiba mais aqui). O trabalho é desenvolvido por Virginia Gomes de Luca, Aline Figueiredo e João Paulo Schwerz. Conforme a arquiteta Virginia, o objetivo é mostrar a toda a população de Urussanga como está o andamento do projeto, além de saber a opinião e dicas das pessoas interessadas.

Ao todo, há 18 imóveis tombados ao redor da praça Anita Garibaldi. “A gente está trabalhando quais os valores de tombamento, quais as características importantes que levaram ao tombamento deste conjunto. Então vamos manter esses valores e resgatar caso eles estejam perdidos. Tem a questão da paisagem também, porque a praça está localizada em um vale, muito arborizado, toda a questão da vegetação ainda muito forte, então estamos propondo este estudo que contemple este patrimônio arquitetônico”, explica Virginia.

De acordo com a responsável, a equipe já realizou a apresentação para a administração municipal de Urussanga e para os técnicos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Agora, os três arquitetos vão buscar o feedback da população urussanguense. “É muito importante que em todo este processo a participação da comunidade seja contemplada”, completa. A arquiteta Virginia deu mais detalhes sobre esta audiência em entrevista ao Comando Marconi. Ouça:

 

A audiência pode ser vista no link abaixo a partir das 19h de amanhã: