A comentada e esperada Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), aconteceu na noite desta segunda-feira (04), no bairro Santana, em Urussanga. Com o Centro de Eventos da Igreja S.C. Jesus lotado, e a presença de mais de 500 pessoas, entre autoridades políticas e população, a reunião iniciou às 19h30min e encerrou às 21h10min.

O objetivo da Audiência foi discutir a pavimentação da SC 440, a chamada Rodovia dos Mineiros que liga Urussanga a Lauro Muller. A Audiência Pública da Alesc na cidade veio depois da aprovação do requerimento do Deputado João Amin na Câmara dos Deputados Estaduais, no dia 05 de julho de 2017. Câmara de Vereadores de Urussanga juntamente com as associações de moradores dos Bairros Rio Carvão e Santana também se mobilizaram para que o evento acontecesse.

“Nós demos mais um importante passo para a concretização do sonho que é a pavimentação asfáltica que ligará Urussanga a Lauro Müller. Esta é uma luta de muitos anos e esta será uma grande oportunidade para voltarmos a gerar emprego em Santana, para voltarmos a dar dignidade e qualidade de vida para as cerca de 3 mil pessoas que residem nesta região”, garante o prefeito Gustavo Cancellier.

De acordo com o presidente da associação de moradores de Rio Carvão, Sidnei Casagrande, o movimento “Sem asfalto não tem voto” teve resultado positivo com a liberação da pavimentação dos dois primeiros quilômetros, mas deve continuar até a garantia da conclusão total da obra.

O presidente do Legislativo Municipal Marcos Roberto Silveira (PT) declarou que a pavimentação é uma questão de justiça com a comunidade de Santana que no auge da exploração do Carvão gerava aproximadamente R$ 6.000.000,00 em ICMS e hoje sofre com a poluição e a falta de infraestrutura. Os deputados Estaduais do sul do estado presentes na reunião se comprometeram a continuar apoiando o movimento pela conclusão da obra reivindicada pela população desde 1963.

A mesa de autoridades foi formada pelos Deputados João Amin (PP), Ana Paula De Lima (PT), Ricardo Guidi (PPs), Dóia Guglielmi (PSDB), Padre Pedro Paulo Baldissera (PT) e Cleiton Salvaro (PSB). O prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier; e o prefeito de Lauro Muller, Valdir Fontanella, também compuseram a mesa, além do Prefeito de Cocal do Sul e Presidente da Amrec, Ademir Magagnin.

A formação da mesa foi completa pelo Promotor de Justiça do Ministério Público de Urussanga, Guilherme Back Locks; pelo presidente da Associação de Moradores de Santana (Amosan), Ediraldo Albano; presidente da Assoicação de Moradores de Rio Carvão (Acric), Sidnei Casagrande. O presidente da Câmara de Vereadores de Urussanga, Marcos Roberto Silveira também foi chamado à mesa de autoridades, juntamente com o o representante do Secretário De Infraestrutura do Estado (Vampiro), Ademir De Brida Júnior (Totinho).

A Rádio Marconi esteve presente, no ato em Santana, com o Repórter Marconi, Edi Carlos De Rezende. Confira um resumo do encontro dos Deputados Estaduais e a Comunidade de Santana. Ouça:

O Deputado João Amin abriu os trabalhos da noite:

 

Um vídeo de sete minutos foi apresentado. Ouça um trecho do áudio:

 

A deputada Ana Paula de Lima (PT) também falou à comunidade:

 

O prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, também falou aos moradores:

 

E seguida quem se manifestou foi o prefeito de Lauro Muller, Valdir Fontanella:

 

O presidente da Câmara de Vereadores de Urussanga, Marcos Roberto Silveira, também se pronunciou:

 

A primeira parte da audiência foi finalizada com as falas dos presidentes das Associações de Moradores dos bairros Rio Carvão, Sidnei Casagrande (Chiquinho) e de Santana, Ediraldo Albano (Diro). Ouça na sequencia um trecho de suas falas:

 

 

As pessoas puderam se inscrever para também falarem na Audiência. O tempo estimado para cada interessado foi de três minutos. As falas foram intercaladas entre inscritos e os deputados.

Hélio Bum (ex-prefeito de Lauro Müller):

 

Cleiton Salvaro (Deputado):

 

José Cambruzzi (vereador de Lauro Müller):

 

Dóia Guglielmi (Deputado):

 

Luiz Carlos Cardoso (ex-vereador de Urussanga):

 

Ricardo Guidi (Deputado):

 

Elson Roberto Ramos (Vereador de Urussanga):

 

Padre Pedro Paulo Baldissera (Deputado):

 

Ademir Magagnin (Presidente da Amrec e Prefeito de Cocal do Sul):

 

Ademir De Brida Júnior (representando o Secretário de Infraestrutura de SC-Vampiro):

 

O deputado João Amin encerrou os trabalhos por volta das 21h10min:

 

Confira as imagens:

 

Colaboração: Jessica Pereira-Comunicação Urussanga/ Wilson Adriani-Comunicação Câmara Vereadores Urussanga