Novo estudo publicado pela conceituada revista da Sociedade Americana de Oncologia Clínica destaca a importância da atividade física no prognóstico do câncer de mama. A pesquisa revela reduções significativas na taxa de mortalidade e na recorrência da doença em mulheres que mantiveram um estilo de vida saudável antes, durante e após o tratamento. “Os resultados são de fato surpreendentes e é possível afirmar que a prática regular de exercícios, dentro das recomendações estabelecidas, reverte-se em benefícios importantes para a saúde e o bem-estar das pacientes”, afirma o mastologista Silvio Bromberg, membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).
Para o doutor Erik Paul Winnikow, mastologista da SBM, a prática de atividade física é primordial principalmente por conta da obesidade, que é um fator de risco para o aparecimento do câncer de mama. O doutor Erik participou de entrevista no programa Ponto de Encontro e explicou mais detalhes sobre o tema. Entenda mais na íntegra:
De forma generalizada, o tempo de atividade física definida para mulheres com câncer de mama equivale a cerca de 75 minutos por semana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda entre 150 e 300 minutos de exercício moderado ou 75 a 150 minutos para atividade intensa por semana. “Os estudos reforçam a importância de um estilo de vida ativo para pacientes com câncer de mama, com destaque para a atividade física como uma ferramenta crucial na redução da mortalidade e recorrência da doença”, salienta Silvio Bromberg.
Com informações da Sociedade Brasileira de Mastologia




































