Quedas de árvores em vias, casas e postes, destelhamentos, quedas de placas de publicidade, falha de energia elétrica e problemas de locomoção. Essas foram as principais ocorrências registradas nos municípios da Região Carbonífera durante os fortes ventos do último sábado, dia 11. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, os ventos tiveram força entre 94 a 100 quilômetros por hora. Conforme o responsável, a ocorrência mais grave foi registrada em Içara, onde uma mulher foi atingida por uma telha que voou de uma residência e precisou ser encaminhada ao atendimento médico. “Nós podemos dizer, até o momento, que as ocorrências foram significativas aqui na Região Carbonífera”, afirmou Rosinei.

O coordenador destacou que a Defesa Civil de cada município realizou diversos trabalhos para auxiliar a população afetada, tanto no sábado como durante o domingo, dia 12. O assunto foi abordado em entrevista no programa Comando Marconi com Rosinei. Ouça mais detalhes:

 

Rosinei ressaltou que existe um serviço de alerta da Defesa Civil. Através de um SMS, as pessoas podem receber avisos de forma antecipada e se precaverem de possíveis ocorrências. Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina por SMS é necessário se cadastrar com o celular. Basta enviar o CEP da cidade em que mora (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.