A temporada de 2023 foi difícil para o meia Marquinhos Gabriel. Durante o ano, o jogador sofreu três lesões musculares que o tiraram de 13 jogos do Criciúma na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, em 2024, a história vem sendo diferente, e o camisa 10 está batendo metas nas atuações pelo Tigre no Campeonato Catarinense, na Copa do Brasil e no Brasileirão.

“O ano passado, infelizmente, foi atípico para mim. Eu nunca tive tantas lesões assim na minha carreira, e foi um ano de muito aprendizado para mim”, disse.

Lesões

A temporada passada começou brilhante para o meia do Criciúma. Nos dois primeiros jogos da Série B, Marquinhos deu quatro assistências para gols, sendo o grande destaque das duas primeiras vitórias do Tigre no campeonato. Só que foi justamente na segunda rodada que o camisa 10 sofreu a primeira lesão. Com o músculo posterior da coxa afetado, perdeu os primeiros três jogos da temporada, voltando a ficar à disposição apenas contra o Vila Nova, na 6ª rodada.

Recuperado, Marquinhos disputou quatro jogos, mas em meio à preparação para o jogo da 10ª rodada, contra o Atlético Goianiense, sofreu a contusão mais grave. No início de junho, o meia teve uma lesão de grau dois na panturrilha, que o tirou de mais sete rodadas da segunda divisão.

Após se recuperar da segunda lesão, logo em seguida sofreu a terceira, novamente na posterior da coxa direita, o que o tirou de mais três partidas. No total, Marquinhos Gabriel disputou 24 jogos em 2023, sendo que apenas 11 foram como titular.

2024 diferente

Nos 20 jogos que disputou em 2024, em 13 o meia iniciou como titular. Um desconforto muscular o tirou dos jogos das semifinais do Campeonato Catarinense, mas se recuperou a tempo para a decisão, contra o Brusque. Marquinhos acumula três gols e cinco assistências na temporada, e segundo o próprio, vem alcançando as metas estabelecidas ao longo do ano.

“Este ano tem sido ótimo para mim na parte física. Tenho inclusive batido as minhas metas desde que eu cheguei aqui no Criciúma. Metas físicas de jogos, de velocidade, de intensidade no jogo e estou muito feliz com isso. E agora é dar sequência, se cuidar cada vez mais para não ter lesões e continuar nessa sequência boa que a gente vem tendo”, comentou.

Reportagem: Marco Antonio Medeiros