Um “não gosto de cachorros” se tornou em uma amizade leal em poucos meses. Toda essa história é registrada no livro “Frederico: um cãopanheiro”, da urussanguense Rita Bez Birolo Biz. A obra conta a amizade existente entre o cão Frederico com a família. O cãozinho viveu com Rita e seu esposo, o José Biz, por 15 anos, tendo falecido em 2015. Toda a história foi escrita por Rita em um caderninho enquanto viajava com seu marido, que é caminhoneiro. Foi neste ano que esse caderninho foi entregue à Karla Ribeiro, que organizou a publicação da história. Porém, todo o processo foi uma surpresa para Rita, que descobriu sua obra já publicada durante o Ritorno Alle Origini.

A história, o processo de criação e o lançamento da obra foram destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro com a escritora Rita. Ouça na íntegra:

 

O começo

Tudo começou quando alguns filhotes nasceram na casa da mãe de Rita, que morava ao lado, em Rio Caeté. Desde o início, Rita gostou de um cachorrinho em específico. Porém, ela não adotou ele em respeito ao marido, que sempre disse que não gostava de cachorros. Esse pensamento começou a mudar depois que ela e seu marido tiveram que cuidar de Frederico durante as férias da família. Quando as férias terminaram, o cãozinho não quis mais voltar para a casa. Frederico sempre ia atrás de José, mesmo ele dizendo que não gostava de animais.

O cãozinho ficava esperando José chegar em casa em cada viagem de trabalho. “Não teve mais jeito, ele conquistou. É uma história de amor incrível, não separaram jamais os dois”, destaca Rita. “É incrível o sentimento que ele tem pela família que ele escolheu”, completa. Segundo Rita, foi um amor tão profundo que ninguém mais separou o cão Frederico e José. Frederico morreu em 2015 e, agora, a família conta com cinco cachorros em sua casa.

De um caderno a história

Rita conta que passou a escrever sobre essa história de amizade e de amor entre os períodos de carga e descarga das viagens do marido caminhoneiro. Todos da família leram a história escrita no caderno. A vontade de tornar a obra em um livro foi compartilhada com a filha, Caroline. Em janeiro desse ano, a filha falou sobre o desejo da mãe com a Karla Ribeiro, que gostou muito da história. O caderno foi entregue à Karla, que organizou, junto com a família, uma surpresa para a Rita.

A surpresa aconteceu durante o 17° Ritorno Alle Origini, no qual Rita foi convidada por Karla para visitar o espaço dela. Rita pensou que o espaço era relacionado ao lançamento de um livro de Karla. “Eu cheguei lá e estava o meu livro em cima da mesa. Eu passei, olhei, meu neto chegou, apontou e falou ‘eu gostei desse aqui’. Eu falei ‘ah, gostou desse porque tem o cachorrinho?’ Minha filha chegou e disse ‘olha quem é a autora’. Aí eu peguei o livro na mão e quase infartei, porque foi uma surpresa”, conta Rita.

O livro foi lançado oficialmente no último sábado, dia 10, na Livraria Fátima.

Frederico: um cãopanheiro

Foram produzidos 300 exemplares do livro, que custa R$ 40,00 e pode ser adquirido nas livrarias de Urussanga.