A Alumasa Indústria de Alumínio e Plástico completa neste mês de abril 35 anos de história. Fundada em 1986 em Urussanga, começou seu legado produzindo esquadrinhas de alumínio. Após muita dedicação, em 2003, a empresa passou a fabricar acessórios para banheiro, jardim e derivados de plástico. Cinco anos depois, em 2008, a Alumasa conquistou sua primeira extrusora para fabricação de perfis de alumínio. E continuou expandindo o seu trabalho não só na terra do vinho e região, como em outros estados brasileiros e outros países latino-americanos.

Mas a história se inicia desde muito antes, a iniciativa surgiu através de uma família com quatro irmãos: Renato, Roberto, Reinaldo e Rodrigo Fontanella. Inicialmente, a empresa levava o nome de Alumil, mudando após dois anos, consolidando oficialmente como Alumasa em 1988. O que nasceu de um pequeno negócio de fabricação de alumínio em Urussanga, transformou-se em uma marca presente em 24 estados brasileiros e em países do Mercosul.

Após 35 anos, a Alumasa já emprega quase mil funcionários. Atendendo grandes representantes brasileiros como o programa Minha Casa Minha Vida e a construtora MRV, além das mais variadas lojas de construção civil espalhadas por todo o Brasil. Em 2011, a Alumasa iniciou a sua unidade de refusão, no qual são fabricados os tarugos que são utilizados na produção de perfis. Expandindo o trabalho desenvolvido pela empresa para também atender fornecedores de produtos para automobilismo como a Volkswagen, Fiat e outras grandes marcas.

“Podemos dizer que a Alumasa são seis empresas em uma só: nós temos a parte de esquadrilhas padronizadas, que atendemos construtoras, principalmente a da Minha Casa Minha Vida, que é o nosso carro chefe; a parte de plásticos, que atende lojas de materiais de construção; indústria, com a parte de extrusão; refusão, em que produzimos os tarugos para fornecer para indústrias de extrusoras que são concorrentes nossas”, explicou o sócio-proprietário Rodrigo Fontanella. O responsável também acrescenta sobre a produção de escadas e da linha de pintura eletrostática.

A empresa também possui uma responsabilidade social muito importante: a Alumasa possui o selo Amigos do Bairro da Juventude. Além de apoiar e ser patrocinador do projeto da Escola de Teatro Jonatas João, impulsionando jovens através da lei do incentivo a cultura, transformando vidas com a arte.

Confira a entrevista completa sobre os 35 anos de história da Alumasa realizada durante o programa Ponto de Encontro. Na ocasião, o sócio-proprietário Rodrigo Fontanella, o gerente comercial Diovane Bittencourt, e o representante do setor de marketing Jonas Pereira explanaram sobre as missões da empresa e os futuros projetos para a expansão dos serviços.

Ouça:

Parte 01

 

Parte 02

 

A Alumasa tem os seus produtos certificados pelo Inmetro. A empresa possui um setor específico apenas para testes, o laboratório serve para ensaios que certificam e normatizam as peças que vão para o mercado. “Com o aumento de produção e de tipologias de esquadrilhas diferenciadas para a construção civil, a gente viu essa necessidade de ter um laboratório interno”, afirmou Bittencourt. O gerente comercial ressaltou que os ensaios são realizados internamente, mas que ainda há testes feitos por outros laboratórios para a certificação e liberação dos produtos no mercado.

Confira o vídeo institucional da Alumasa desenvolvido em 2018:

Nova unidade

A Alumasa está construindo uma nova unidade em Ingá, na Paraíba. De acordo com o sócio-proprietário, o projeto de expandir a empresa com novas filiais no nordeste é antigo. Após surgir uma oportunidade de se instalar no município, a Alumasa assumiu a administração de uma empresa do ramo da construção civil que já estava lá, mas que não conseguiu manter os negócios. O projeto fará a economia girar na cidade nordestina e irá gerar novos empregos, já que até então não havia nenhuma empresa no município.

Acompanhe a Alumasa nas redes sociais: Instagram, Facebook, Linkedin, YouTube e Site.