O corpo passa por diversas alterações ao longo da vida, principalmente no envelhecimento. Ter uma alimentação saudável está ligado a qualidade de vida e ao bem-estar. A proprietária da Cia da Saúde de Urussanga, nutricionista Jamile Orlandi Luciano, destaca que as células trabalham devagar com o envelhecimento, acometendo as pessoas com o aparecimento de doenças, principalmente as ósseas e degenerativas. Por isso, seguir uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas é essencial.

De acordo com Jamile, diversos alimentos possuem concentração de cálcio, importante para os ossos. Além do leite e derivados, o nutriente pode ser encontrado na forma vegetal, como no gergelim, essencialmente o gergelim preto. “Além do cálcio, a gente não pode esquecer de citar as ofertas de zinco, porque ele está relacionado ao cansaço físico, mental e a imunidade”, destaca. O zinco é encontrado nas frutas, verduras e oleaginosas. O ferro também é essencial, muito encontrado nas carnes vermelhas.

As proteínas também são fundamentais para manter o corpo com bastante energia. “Com o passar do tempo, o nosso organismo tem degradação proteica, que a gente fala que é a degradação da massa muscular. Então as proteínas são essenciais, não só para a terceira idade, mas para o público em geral”, explica. “Nesse caso, a proteína poderia ser de carne branca, peixe, frango, do ovo, que você vai ter uma concentração”, completa.

A Vitamina B12 é encontrada em carnes, mas também em vegetais. Segundo Jamile, a vitamina está presente em vegetais folhosos esverdeados, como na couve-flor, radiche e na ora-pro-nóbis. O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro com a nutricionista Jamile. Ouça na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Confira mais dicas de saúde no Instagram da Cia da Saúde de Urussanga: