O deputado estadual Alex Brasil (PL) quer propor a criação de corredores exclusivos para motociclistas nos pedágios existentes na BR-101, em Santa Catarina. A iniciativa fez o parlamentar ir a Brasília, em outubro, para discutir a ideia junto ao Ministério dos Transportes e com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em entrevista, Alex afirmou que a demanda tem sido recorrente em seu gabinete, o que levou a buscar mais informações sobre a proposta. “Já que nós estamos no momento de refazer esse contrato com a Arteris (concessionária que administra alguns trechos da BR-101), eu entendi que era o melhor momento para a gente conversar com a ANTT”, contou o deputado. “Conseguimos fazer com que eles entendessem a necessidade de se colocar isso também, um novo contrato, de se criar uma cancela, uma passagem exclusiva para motos e, criando esse corredor exclusivo para motos, a gente poder também trabalhar a questão da isenção das motos”, acrescentou.

O parlamentar afirmou que há justificativas plausíveis quando o assunto é isenção das motocicletas nos pedágios da BR-101. “Uma moto desgasta muito pouco o asfalto se comparada aos nossos veículos de passeio urbano ou até mesmo aos caminhões. Então a gente tem como equalizar isso e procurar isentar as motos, mas para isso a gente precisa ter um corredor exclusivo e, quando a gente também fala em corredor exclusivo, a gente está falando em salvar vidas”, comentou, complementando que a concessionária Arteris também sinalizou positivamente sobre um corredor exclusivo para as motocicletas. “Quando uma moto tem que pegar o mesmo corredor de um caminhão, se ele perde o freio na hora de uma cancela, que às vezes não abre, alguma coisa dá errado ali, ele bate em um carro dá um prejuízo, mas muitas vezes não causa perda de vida. Mas, se ele bate em uma moto, que já aconteceu e o próprio pessoal da Arteris me relatou isso, muitas vezes de o caminhão não conseguir frear, chegar e levar junto a moto, acaba ali ceifando uma vida”, citou.

Alex Brasil participou de entrevista no programa Comando Marconi e explicou mais sobre a iniciativa. Ouça na íntegra:

 

Brasil destacou que é necessário que os órgãos competentes estejam alinhados quanto à essa questão, principalmente por se tratar de uma rodovia federal. “Nesse caso aqui acho que todos estão se utilizando do bom senso em entender que, já que vai haver um contrato novo, que a gente possa colocar isso e, lógico que resolvendo a parte da Arteris, depois a gente desce e também conversa com a CCR (outra concessionária que administra trechos da região Sul da BR-101), porque daí teremos sim um exemplo dentro do nosso estado funcionando bem para resolver também essa parte Sul, que vai daí do Morro dos Cavalos até o Rio Grande do Sul”, explicou. “Como eles já também me prometeram que eles estão analisando a forma como está sendo feita em São Paulo, eu quero acreditar que já no início do ano que vem a gente vai estar vigilante sobre isso, a gente já possa ter boas respostas e a execução sendo feita sobre isso”, salientou.