O acesso auditivo a poemas para pessoas com deficiência visual e a oportunidade de escutar declamações para os apaixonados por poesias fazem parte dos objetivos de um projeto cultural em andamento na região Sul de Santa Catarina. A escritora Rita Padoin, de Urussanga, está dedicada na execução de dois audiobooks a partir de livros já publicados: Alma do Mar e O Som do Invisível.

Contemplados pelo recurso federal para a Lei Paulo Gustavo através da Prefeitura de Urussanga, os dois audiobooks estão em fase de gravação. As declamações de dezenas de poemas serão feitas por diferentes vozes, incluindo da própria autora. O intuito do projeto é propagar as obras em novo formato e fortalecer o acesso à cultura por meio da acessibilidade e de modo gratuito.

Além de pessoas com deficiência visual, outros públicos serão envolvidos diretamente com a iniciativa. Alunos da rede municipal e estadual de Urussanga, incluindo estudantes com dificuldade de aprendizagem, pessoas que possuem dislexia, TDAH ou TDA, entre outras, população analfabeta, em situação de vulnerabilidade social, e também idosos, serão contemplados com atividades durante a apresentação final do projeto.

“Enquanto escritora entendo a necessidade de resgatar a leitura também através da escuta, ou seja, de textos falados como papel fundamental para abranger todos os públicos. Os audiobooks são ferramentas facilitadoras que garantem amplo acesso ao conhecimento que os livros proporcionam. A leitura colabora com o desenvolvimento mental, estimulando a criatividade e enriquecendo o vocabulário”, pontua a escritora Rita Padoin.

A finalização dos audiobooks Alma do Mar e O Som do Invisível acontecerá ainda no primeiro semestre de 2024 e a divulgação posteriormente em diversos canais, como YouTube, Instagram, entre outros.

O projeto foi contemplado pelo edital nº 02/2023, através de seleção de projetos e firmaram Termo de Execução Cultural com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), na categoria Demais Áreas, do Município de Urussanga(SC).

Colaboração Texto: Eliana Maccari – Jornalista (MTB JP 4834/SC)