A campanha do Abril Marrom tem o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção da cegueira. De acordo com a diretora da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), doutora Claudia Del Claro, os dados apontam que cerca de 70% dos cegos poderiam estar enxergando se as doenças fossem prevenidas e tratadas corretamente. A especialista ressalta que a prevenção já começa desde o nascimento, através de exames e testes que são essenciais para os bebês. Diversas doenças podem ocasionar a cegueira, sejam em crianças, adultos ou idosos. Além disso, as doenças não apresentam sintomas, sendo que quando o paciente tem algo significa que o problema está avançado.

No nascimento, o glaucoma congênito e a catarata congênita são doenças que podem ser prevenidas através do teste do olhinho. Após o primeiro ano de vida, o recomendado é que a criança comece a fazer consultas oftalmológicas para verificar a saúde da visão. Caso algum problema seja detectado, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes. O ideal, conforme a doutora, é que as pessoas se consultem em um profissional ao menos uma vez ao ano.

A doutora Claudia ressalta que a maior causa de cegueira irreversível é o glaucoma, que é a pressão alta no olho. O paciente não apresenta sintomas até a perda da visão. A pessoa começa a perder a visão periférica, até chegar ao centro. Claudia ainda frisa que a diabetes é outra principal causa de cegueira. “Ela vai atingindo os vasos da pessoa, e aí, realmente quando ela se dá conta, ela já está com a retina toda comprometida, e aí já fica muito difícil”, comenta. O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro com a médica Claudia. Entenda mais na íntegra:

 

Hábitos de vida saudáveis são essenciais para toda a saúde, principalmente para a visão. A especialista ressalta que fumar promove o envelhecimento das células do corpo, sendo que os olhos também são atingidos. Além disso, ter uma boa noite de sono, praticar atividades físicas e seguir uma alimentação rica em nutrientes são fundamentais. Claudia ressalta que existem comidas que são benéficas para a visão, como o betacaroteno, que são os alimentos da cor laranja, que protege a retina. A especialista ainda destaca que a saúde emocional é importante para o cuidado com a visão, já que o estresse e outros problemas podem prejudicar a saúde.