Atualizada: Quarta-feira (25), às 09:08
De acordo com a nova Matriz de Risco Potencial para a Covid-19, os doze municípios pertencentes a Associação do Municípios da Região Carbonífera (Amrec) saíram do Risco Grave para o Gravíssimo (cor vermelha no mapa). Os dados foram anunciados pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, na noite desta quarta-feira (24).

Pela nova classificação, 13 (treze) regiões foram classificadas com o Risco Gravíssimo (cor vermelha). Somente 03 (três) estão no risco Grave (cor laranja), Xanxerê, Extremo Oeste e Foz do Rio Itajaí.

De acordo com os novos dados, com a atualização da Matriz de Risco, cada dimensão deve ser interpretada como um sinal de alerta. O aumento do risco em cada uma delas motiva o aumento do risco da região, e deve ser considerada na priorização da atuação local.

Os dados indicam que todas as regiões do estado registraram alta taxa de mortalidade, nas últimas semanas. Todas as regiões estão com alta transmissão de coronavírus.

A portaria com a nova atualização da Matriz de Risco deve ser publicada nesta quarta-feira (25), como ocorre habitualmente em todas as semanas.

O repórter Edi Carlos De Rezende conversou com o Secretário de Estado da Saúde, Dr. André Mota Ribeiro. Ouça abaixo:

 

Na região Carbonífera, o último Boletim sobre os números de Covid-19, divulgado nesta quarta-feira (24), indica que há 409 novos casos de Covid-19. De acordo com o levantamento, foram registrados quatro mortes aceleradas pelo coronavírus (Siderópolis, Morro da Fumaça e dois em Criciúma).

Desde o início da pandemia, na Amrec foram contabilizadas 247 mortes pelo coronavírus. O número de casos confirmados chegou a 21. 332. O total de pessoas recuperadas da Covid-19 é 18. 791.

Sobre  a Matriz de Risco

A partir da Portaria SES no. 464 de 03 de Julho de 2020 ficou instituído o Programa de Descentralização e Regionalização das Ações de Combate à COVID-19 em Santa Catarina. A Portaria SES no. 592 de 17 de agosto de 2020 estabelece a classificação semanal como balizadora das medidas a serem adotadas. Desde o dia 01/10/2020 a atualização dos indicadores e medidas apontam para uma nova leitura de resultado. Cada dimensão é um alerta.

Da Redação / Edi Carlos De Rezende

📱 Conheça o app da Rádio Marconi FM, é só clicar e baixar no seu celular: Para Android ou para iOS