Os minutos que antecederam a vitória do Criciúma na partida dessa terça-feira, dia 27, foram marcados por um momento de conscientização. Durante o intervalo do jogo do Tigre contra o CRB, o gramado do Estádio Heriberto Hülse foi palco de uma campanha com o objetivo de destacar o mês do Orgulho Autista, que teve seu dia lembrado em 18 de junho. “Lugar de pessoa autista é em todo lugar” estava estampado em uma das faixas da ação. Além disso, a dupla Brenno e Edu apresentaram a canção “A Inclusão Está no Coração”.

Durante a apresentação da ação, a torcida carvoeira permaneceu em silêncio, em respeito às pessoas autistas presentes, já que elas possuem sensibilidade a barulhos. “Todos os torcedores carvoeiros mantiveram o silêncio, foi passada a faixa e logo que terminaram a faixa, entramos para apresentar a música e lançar, e foi incrível, lindo, maravilhoso, foi sensacional”, destacou a idealizadora do projeto, a psicanalista e terapeuta Camila Machado. O programa Ponto de Encontro destacou mais sobre a campanha promovida em entrevista com Camila. Ouça:

 

Conforme Camila, a letra da música foi composta pela própria dupla sertaneja. “Inclusive, eles não conheciam esse mundo, esse lado, e eles se apaixonaram. Eu fico muito grata porque apresentei isso a uma dupla sertaneja”, comentou. Para Camila, a busca pelos direitos das pessoas com autismo não é uma guerra, e sim um direito. Por isso, a necessidade de se ter mais informações sobre o tema, conscientizando ainda mais pessoas.