As doenças de caráter circulatório tiveram a sua origem com o aparecimento do homem sobre a terra. Com exceção do infarto do miocárdio, que acomete clinicamente os animais, as demais doenças relacionadas com a circulação sanguínea e linfática têm sido exclusivas do homem. É através da angiologia que este tipo de problema pode ser diagnosticado e, por consequência, tratado.

A angiologia tem seu início como ciência quando os estudiosos das patologias cardiocirculatórias chegaram à conclusão de que era tarefa extremamente difícil e de pouca praticidade abarcar sob a mesma égide “cardiovascular” as doenças que acometiam a circulação venosa, arterial e linfática.

Dentro deste contexto, foi estabelecido que era necessário haver uma divisão entre as doenças cardiovasculares, que seriam subordinadas à cardiologia, e as demais enfermidades circulatórias à nova ciência denominada de Angiologia. A médica angiologista, Dra. Ana Nazário, participou do programa Comando Marconi desta quinta-feira (13).

 

A redação