A Secretaria Municipal de Saúde de Cocal do Sul dará início na próxima segunda-feira (23), à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe que seguirá até 1º de junho.  O “Dia D”, considerado a data mais importante de mobilização, está marcado para 12 de maio (sábado).

O município disponibilizará as vacinas em todas as unidades de saúde para as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, como indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e  professores.  A meta é vacinar mais de 4 mil pessoas.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gilmara Viel, a gripe é uma doença séria. “Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 650 mil pessoas morrem todos os anos por causa do vírus. É importante que todos estejam atentos e conscientes para realizar a imunização o quanto antes. Também é indispensável a apresentação da carteirinha de vacinação nos postos de cobertura”, explica.

No ano passado, Santa Catarina registrou 288 casos de influenza, sendo 226 pelo vírus H3N2, um pelo H1N1 e 58 pelo vírus influenza B. Também foram registradas 38 mortes pela doença.

Mais informações através do contato: (48) 3444 – 6111

Colaboração: Maria Luiza da Rolt / Comunicação Governo de Cocal do Sul