Urussanga se prepara para iniciar a elaboração do Plano Municipal de Cultura. Para isso, o município irá realizar três seminários para discutir quais são as prioridades do setor. O primeiro encontro vai acontecer nesta segunda-feira, dia 21, a partir das 19 horas, no salão de festas da comunidade de São Pedro. De acordo com a secretária de Cultural, Turismo e Esporte, Vanessa Lopes, os encontros são sequenciais, ou seja, as discussões do primeiro seminário ainda ocorrerão no segundo e no terceiro. Por isso, a recomendação é que as pessoas participem dos três encontros para contribuir ainda mais com o debate. O segundo seminário acontece no dia 9 de agosto, um sábado, às 9 horas, na Escola Lydio De Brida, no bairro Nova Itália. Já o terceiro seminário está agendado para o dia 25 de agosto, uma segunda-feira, às 19 horas, na Casa do Colono, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira.

Vanessa lembrou que, desde o ano passado, Urussanga está atuando para implementar o chamado CPF da Cultura: Conselho, Plano e Fundo. O instrumento é uma obrigatoriedade do Governo Federal para que o município continue recebendo recursos junto ao Ministério da Cultura. Com a realização dos três seminários, a administração poderá desenvolver o Plano de Cultura. “Esse plano a gente pretende que seja lançado como um projeto de lei para que a gente possa seguir, é o nosso norte no município, para os próximos 10 anos. E para que aconteça e seja feito de forma democrática, a gente precisa da participação das pessoas, as pessoas têm que saber o que elas querem para a cidade dela, elas têm que contribuir no sentido de, por exemplo, que tipo de festa a gente quer, como é que são os equipamentos culturais, o que vai ser ofertado, tudo que diz respeito à cultura”, afirmou Vanessa.

A diretora de Cultura, Eliana Maccari, ainda salientou que a área da cultura envolve diversas pessoas no município. “Quando a gente fala de cultura como um todo a gente está falando de música, a gente está falando de dança, a gente está falando de audiovisual, que é filme, cinema, a gente está falando de artes visuais, que seriam as manifestações através da pintura, desenho, mosaico, a gente fala de artesanato. Então a gente está falando de uma gama muito grande de pessoas que, em Urussanga, estão envolvidas, de alguma forma, na área cultural”, comentou. O assunto foi abordado com mais detalhes em entrevista com Vanessa e Eliana no programa Comando Marconi. Ouça na íntegra e saiba mais:

 

Veja também: