Avanços no esporte, infraestrutura em rodovias municipais, educação, estrutura da saúde e cobranças por melhorias na segurança pública e acessibilidade. Esses pontos foram abordados pelos vereadores de Urussanga durante a sessão dessa terça-feira, dia 24, no Legislativo. Oito dos nove vereadores usaram a tribuna para fazer considerações.

Confira as falas:

Caio De Noni se despede da Câmara com relato de vida e trajetória política

Em seu discurso, o vereador Archangelo De Noni (MDB), o Caio, anunciou sua despedida do Legislativo. “Hoje pode ser, talvez, o meu último dia aqui. Então, queria contar um pouco da minha vida, desde que nasci até chegar à política”, disse. Caio relembrou sua infância humilde, nascido em 21 de junho de 1961, em uma família numerosa de agricultores. “Éramos seis irmãos, e desde os oito anos já trabalhávamos na roça, plantando fumo e cuidando de animais. A vida era dura, mas nos ensinou o valor do trabalho”, relatou.

O vereador destacou os desafios da educação na época. “Estudei em escola rural, onde só havia aulas até a terceira série. Íamos descalços ou de sandália, e a merenda era batata cozida no mesmo tacho da comida dos porcos”, contou. Aos 18 anos, começou a namorar a futura esposa, com quem se casou aos 24 e teve três filhos, hoje adultos e bem-sucedidos. “Graças a Deus, meus filhos estão formados e com suas vidas encaminhadas”, afirmou. Caio também falou sobre sua entrada na política, influenciado pelo pai, que era engajado. Filou-se a um partido há quase 30 anos e nunca mudou de sigla. “Sou de uma palavra só. Se prometo, cumpro”, ressaltou.

Eleito vereador pela primeira vez em 2019, De Noni destacou seu compromisso com a comunidade. “Mesmo com pouco tempo no cargo, consegui trazer melhorias, como asfalto e recursos para escolas”, disse. Reeleito com 502 votos, afirmou que priorizou projetos para a agricultura e infraestrutura rural. “O agricultor precisa de estradas boas e apoio, não só cobranças. Se voltar, continuarei lutando por isso”, prometeu. O parlamentar também agradeceu aos colegas e servidores da Câmara, encerrando com um apelo ao respeito e à honestidade. “O que vale na vida é a palavra e o respeito”, disse.

Barreto destaca implantação do TeleSUS e anúncio de desenvolvimento 

Jaison Vieira (MDB), o Barreto, anunciou o início das atividades do TeleSUS no bairro Rio América, com previsão de expansão para todas as unidades de saúde até o dia 11 de agosto. O sistema visa reduzir filas por consultas e receitas médicas, beneficiando principalmente idosos e pessoas com dificuldade de acesso. “Tomara que funcione perfeitamente. É um alívio para quem precisa madrugar só para pegar uma receita”, afirmou. Vieira sugeriu que agentes comunitários orientem a população sobre o uso da plataforma, especialmente aqueles com menos familiaridade com tecnologia.

O parlamentar também abordou avanços em outras áreas, como a contratação de um professor para aulas de zumba e a chegada de quatro empresas à área industrial, com concessão de seis terrenos. “Mais empregos são sempre bem-vindos”, destacou. Na cultura, há estudos para melhorar a acessibilidade no Parque Municipal e a criação de um centro de atendimento ao turista no antigo prédio da Secretaria de Educação. Além disso, o IntegraTour, evento de turismo rural, ocorre na Casa do Colono até esta terça-feira.

Barreto ainda defendeu as decisões do Executivo, lembrando que muitas medidas são exigidas por órgãos como o Ministério Público e o Tribunal de Contas. “As pessoas criticam, mas não sabem que algumas mudanças são obrigatórias”, explicou, citando o reajuste de salários de servidores. Por fim, cobrou melhorias nas estradas rurais, após receber demandas de moradores. “Sei que não resolveremos tudo, mas vamos trabalhar para minimizar os problemas”, concluiu.

Ivan Vieira anuncia agenda em Florianópolis e destaca projetos em Urussanga

Ivan Vieira (PL) usou a tribuna para informar sobre uma importante reunião em Florianópolis marcada para essa quarta, dia 25, com o secretário-adjunto de Infraestrutura, Ricardo Grando. A audiência, conseguida após esforços conjuntos de partidos, terá a presença de representantes de Urussanga e Lauro Müller, incluindo a prefeita Stela Talamini. “A expectativa é avançar na pavimentação da rodovia dos Mineiros, uma luta histórica do município”, afirmou Vieira, agradecendo aos colegas que se dispuseram a participar.

Em outro tema, o parlamentar destacou o Dia Mundial de Combate às Drogas (26 de junho) e apresentou um projeto para implementar exames toxicológicos anuais em servidores públicos. “Já tivemos problemas com funcionários em uso de substâncias, e essa medida pode prevenir situações assim”, explicou. Apesar de reconhecer que a proposta enfrenta obstáculos legais, Vieira pediu apoio dos colegas para dar continuidade à discussão. Paralelamente, elogiou o Colégio Barão do Rio Branco por iniciar um projeto piloto de prevenção às drogas, baseado em metodologias como a dos Narcóticos Anônimos.

Sobre recursos financeiros, Vieira detalhou que Urussanga já recebeu R$ 1,12 milhão em emendas parlamentares em 2024, sendo R$ 450 mil para saúde, R$ 350 mil para infraestrutura e R$ 200 mil para agricultura. “A comunidade precisa saber que esses valores estão chegando e que há outros em processo de liberação”, ressaltou, citando emendas dos deputados Volnei Weber, Jessé Lopes e Ivan Naatz. O vereador também cobrou melhorias em vias públicas, como o reparo de bocas de lobo próximas ao cemitério e ajustes na estrada do Santo Expedito, onde moradores relatam dificuldades de acesso. Por fim, Vieira reforçou a importância da audiência em Florianópolis e pediu o empenho de todos para que os resultados sejam positivos. “Contamos com o apoio da população e dos colegas para seguir trabalhando por melhorias”, finalizou.

Meri Mafra cobra melhorias na saúde e infraestrutura de Urussanga

A vereadora Rosemeri Aparecida Mafra da Silva (PL), a Meri, trouxe à tona as demandas do bairro De Villa, onde moradores cobram a reabertura da Unidade de Saúde local. “Fui conversar com a secretária e, por enquanto, não há previsão de reforma ou reabertura”, afirmou. A parlamentar destacou a dificuldade de idosos e pessoas sem transporte para se deslocarem até o posto do [bairro] Bom Jesus, reforçando que “saúde tem pressa” e pedindo celeridade na solução do problema.

A parlamentar também alertou para riscos na infraestrutura urbana, especialmente na rua Pietro Bez Batti, onde crateras representam perigo para motociclistas. “Já solicitei reparos na semana passada, mas nada foi feito”, ressaltou. Outro ponto crítico é a iluminação pública da rodoviária, que permanece apagada, gerando insegurança para estudantes e usuários do local. “Não podemos esperar que aconteça uma tragédia para tomar providências”, advertiu.

Meri visitou o quartel do Corpo de Bombeiros e constatou a paralisação das obras. “A empresa contratada quer receber o mesmo valor da anterior, e isso travou o processo”, explicou, comparando com a agilidade das obras em Cocal do Sul. A vereadora se colocou à disposição para buscar recursos e cobrou urgência. “Todo mundo precisa do bombeiro, não podemos aceitar demoras”. Na área educacional, a parlamentar recebeu reclamações sobre a situação do CEI Agenir Nichele, onde buracos no pátio e falta de adequação continuam sem solução. “As mães estão preocupadas, mas o cenário permanece igual”, lamentou. O mesmo ocorre na Escola Rio Caeté, cujos problemas estruturais já foram amplamente discutidos na Câmara. Rosemeri reforçou que, embora os vereadores cobrem soluções, “quem tem a caneta na mão” são outros agentes.

Por fim, a vereadora defendeu o fortalecimento da agricultura e do turismo local, conclamando a população a valorizar a feira livre e os atrativos da cidade. “Precisamos dar oportunidade a todos e investir no que é nosso”, concluiu, desejando boa noite e enfatizando a necessidade de ações concretas para melhorar a qualidade de vida em Urussanga.

Lete Vieira celebra torneio de vôlei e cobra avanços em Urussanga

Izolete Duarte Vieira (PP), a Lete, destacou o sucesso do torneio de vôlei realizado no Ginásio Centenário, que reuniu equipes de várias cidades da região. “Foram 16 horas de evento, com movimento positivo para comerciantes e muita integração”, comemorou, agradecendo ao diretor de Esportes, Joelson, pelo apoio. A partida marcou as comemorações do Dia Nacional do Vôlei (27/06) e demonstrou o potencial dos eventos esportivos para movimentar a economia local.

Sobre a rodovia dos Mineiros, a parlamentar expressou frustração com os anos de atraso nas obras, mas renovou as esperanças para a audiência marcada em Florianópolis no dia seguinte. “Quantos já se foram lutando por esta estrada? Não podemos desistir”, afirmou. Izolete confirmou que uma comitiva de vereadores e representantes comunitários participaria do encontro para pressionar por soluções. A vereadora também informou que o processo seletivo para contratar um professor de zumba deve ser publicado ainda naquela semana. “Recebo muitas mensagens sobre isso e espero que as aulas possam começar já em julho”, disse. O anúncio atende a uma demanda recorrente na Câmara, onde o tema é frequentemente debatido.

Izolete também homenageou seu Pedro Abatti, falecido recentemente após seis anos de convívio próximo com sua família. “Era um homem ativo e querido, que conheci nos bailes da terceira idade e que depois se tornou companheiro da minha mãe”, recordou, visivelmente comovida. Ela destacou o carinho da comunidade de Santana, onde o casal morava, e como seu Pedro deixou marcas profundas em todos que o conheceram.

Zé Bis cobra melhorias na segurança viária e defende aposentados

O vereador José Carlos José (PP), o Zé Bis, iniciou a fala homenageando a espectadora Maria Salete Concer e outros cidadãos que acompanham regularmente os trabalhos legislativos. O parlamentar destacou o próprio empenho em resolver problemas crônicos de segurança viária no município, especialmente na rodovia SC-108, onde solicitou a construção de um trevo alemão na altura da Palmeira do Meio. “Já ocorreram vários acidentes nesse trecho perigoso, principalmente nos horários de turno dos trabalhadores”, alertou, enfatizando que os custos sociais dos acidentes superam em muito os investimentos em prevenção.

O vereador confirmou sua participação na comitiva que seguiria no dia seguinte para Florianópolis, onde se reuniria com o secretário-adjunto de Infraestrutura, Ricardo Grando, para tratar de melhorias na rodovia. “Mobilizamos uma grande força política, com prefeitos e vereadores de vários municípios, além do apoio de deputados estaduais”, explicou José Carlos, demonstrando esperança de que finalmente se consiga avançar numa reivindicação histórica da região. A comitiva levará ofícios protocolados para garantir o acompanhamento das demandas.

Outro ponto crítico abordado pelo parlamentar foi a necessidade de melhorias na sinalização próximo à sorveteria na entrada da cidade, após a fruteira do André. “É uma área de grande movimento onde idosos enfrentam dificuldades para atravessar a pista de alta velocidade”, observou, sugerindo a construção de um elevado de pedestres ou pelo menos a implantação de faixas de segurança mais eficientes. Ele pediu um estudo técnico do CONTRAN para implementar soluções que previnam acidentes.

Em defesa dos aposentados, José Carlos criticou a tentativa do governo federal de suspender processos judiciais relacionados aos descontos indevidos nos benefícios. Encerrando sua participação, Zé Bis reforçou seu compromisso com causas que afetam diretamente a segurança e o bem-estar da população urussanguense.

Teba Zanatta destaca conquistas e cobra melhorias no turismo de Urussanga

Teresinha Zanatta (PSD), a Teba, compartilhou os resultados positivos de sua recente viagem a Florianópolis, onde se reuniu com o presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia. O parlamentar, histórico aliado do município, já destinou quase R$ 15 milhões para Urussanga nos últimos dois mandatos do prefeito Jair Nandi. “Para o esporte, garantimos R$ 400 mil para um micro-ônibus e R$ 150 mil para um veículo de saúde”, anunciou a vereadora, destacando que os recursos serão essenciais para o transporte de atletas e pacientes.

A vereadora também cobrou melhorias urgentes no setor de turismo, criticando a recepção aos visitantes que chegam de trem. “Dois finais de semana seguidos com problemas. É preciso música italiana, folders, café – algo que mostre nossa cultura”, afirmou, visivelmente frustrada. Zanatta relatou ter recebido inúmeras reclamações via WhatsApp sobre a falta de estrutura e organização nos eventos turísticos, sugerindo que a pasta de Esportes seja transferida para a Secretaria de Educação para melhor gestão.

Em tom mais emotivo, a parlamentar homenageou a engenheira civil Kamila Rodrigues da Silva, filha de Urussanga que assumiu a presidência do CREA-SC, e enviou condolências à família de Pedro Abatti, falecido recentemente. “Era grande amigo do meu pai e pessoa querida por todos”, lembrou, ecoando as palavras da vereadora Izolete Vieira. Zanatta ainda reforçou o compromisso de seu partido em buscar mais recursos para o município através de emendas impositivas em 2026, usando o ditado “de grão em grão a galinha enche o papo” para ilustrar a importância da persistência nas conquistas municipais.

A vereadora finalizou destacando a complexidade de acompanhar todas as demandas da cidade enquanto cumpre agenda legislativa, incluindo a participação na comitiva pela rodovia dos Mineiros marcada para o dia seguinte. O discurso equilibrou conquistas concretas, como os recursos garantidos pelo deputado Garcia, com críticas construtivas ao turismo local e demonstrações de apreço por personalidades que honram a cidade. A fala refletiu tanto o olhar técnico da parlamentar para as políticas públicas quanto sua conexão emocional com a comunidade urussanguense.

Tidinho salienta homenagens e cobra segurança em Urussanga

O vereador Erotides Borges Filho (União Brasil), o Tidinho, iniciou seu pronunciamento na Câmara de Urussanga parabenizando o urussanguense Demétrio Costa, agraciado com o troféu “Contribuição ao Jornalismo do Agro”. “Foi a terceira pessoa a receber essa honraria, após José Hamilton Ribeiro, do Globo Rural”, destacou, ressaltando a importância do reconhecimento nacional a um filho da terra. O parlamentar também comentou a implantação do TeleSUS no município, sugerindo a criação de um vídeo explicativo sobre o serviço, similar ao produzido em Criciúma, para facilitar o entendimento da população.

Em relação às finanças públicas, Borges Filho alertou sobre os impactos da corrupção nos recursos municipais e questionou os reajustes de IPTU e ITBI anunciados. “Se são obrigatórios, podem ser feitos por decreto, sem necessidade de passar pela Câmara”, argumentou, pedindo transparência nas justificativas dos aumentos. O vereador destacou a importância de esclarecimentos detalhados à população sobre eventuais reajustes tributários. O tema da segurança pública dominou parte do discurso do parlamentar, que relatou aumento nos casos de furtos, inclusive em plena luz do dia. “Uma farmácia no bairro Da Estação foi alvo recentemente”, exemplificou, expressando preocupação com a possível centralização das chamadas do 190 em Tubarão.

Borges Filho solicitou a antecipação da vinda do comandante da PM à Câmara para esclarecer a situação operacional e as condições de trabalho das forças de segurança no município. O vereador enfatizou a necessidade de preservar a tradicional sensação de segurança de Urussanga. “Todos são bem-vindos, desde que sejam pessoas de bem”, afirmou, referindo-se ao fluxo migratório para a cidade. Ele sugeriu que o diretor de Indústria e Comércio, também presidente do CDL, atue como mediador entre o comércio local e os órgãos de segurança, oferecendo apoio logístico e institucional quando necessário.

Encerrando a participação, Borges Filho expressou confiança no trabalho da Polícia Militar e Civil, mas reforçou a importância da colaboração entre poder público e comunidade para manter Urussanga como “cidade pacata e boa para se viver”. Seu discurso equilibrou reconhecimentos a conquistas locais com alertas sobre desafios urbanos, demonstrando atenção tanto ao desenvolvimento quanto à segurança da população urussanguense.

Confira o expediente da 21ª reunião da Câmara de Urussanga

Matérias votadas e aprovadas na sessão

Projeto de Lei PE nº 18/2025 – Autoriza o Poder Executivo a receber por doação o imóvel de matrícula nº 22.636 e dá outras providências;

Requerimento nº 54/2025 – Solicita ao Poder Executivo que, por meio do setor competente, encaminhe cópia da Ata do Conselho Municipal de Educação referente à deliberação sobre a rejeição de método de avaliação, e dá outras providências (Autoria – Vereador Erotides Borges Filho/UB);

Requerimento nº 55/2025 – Solicita seja enviado Expediente ao Superintendente Regional-Sul do Departamento Estadual de Infraestrutura – DEINFRA, e ao Presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura – DEINFRA, para que providenciem a implantação de um Trevo Alemão na Rodovia SC-108, km 7, Bairro Palmeira do Meio, Município de Urussanga, na divisa com o Município de Orleans, nas imediações da empresa BRASIPLA (Autoria – Vereador José Carlos José/PP);

Requerimento nº 56/2025 – Solicita seja enviado expediente a senhora Fabiane Thomaz, Gestora de Convênios do Município, convidando-a a participar de Reunião Ordinária nesta Casa Legislativa, em data de sua conveniência, ou que indique pessoa habilitada, para falar sobre as demandas relacionadas a sua pasta, especificamente para esclarecer sobre a nova ferramenta de acompanhamento dos recursos públicos (Autoria – Vereador Jaison Vieira/MDB);

Indicação nº 133/2025 – Sugere ao Poder Executivo que, por meio do setor competente, viabilize estudo para a implementação de método de Avaliação Educacional na Educação Infantil, visando o aprimoramento do processo pedagógico neste município (Autoria – Vereador Erotides Borges Filho/UB);

Indicação nº 134/2025 – Sugere ao Poder Executivo Municipal a implantação de faixa de pedestre ou faixa elevada na Avenida Nereu Ramos, nº 210, em frente à Sorveteria Eskimó, no Bairro Centro, neste município (Autoria – Vereador José Carlos José/PP);

Indicação nº 135/2025 – Sugere ao Poder Executivo que determine ao setor competente a revitalização de lombada localizada na Rua Silvio Ferraro, Bairro da Estação, neste município (Autoria – Vereador Erotides Borges Filho/UB);

Moção nº 04/2025 – Solicita o envio de Moção de Aplausos à Engenheira Kamila Rodrigues da Silva, pelo destaque profissional e por assumir interinamente a presidência do CREA-SC (Autoria – Vereadora Izolete Duarte Vieira/PP);

Moção nº 05/2025 – Solicita o envio de Moção de Aplausos a Guilherme de Freitas Bonomi, pelo destaque no Modelismo e pelo talento criativo que o destaca no segmento (Autoria – Vereador Erotides Borges Filho/UB).