A possibilidade da construção de uma praça ou rua coberta em Urussanga será discutida em uma audiência pública. O encontro aberto à população acontecerá nesta quarta-feira, dia 11, a partir das 19 horas, na sede da Câmara de Vereadores. A audiência foi proposta pela vereadora Teresinha Zanatta (PSD), a Teba. Em entrevista, a vereadora afirmou que várias entidades culturais foram convidadas para participar da audiência e exporem suas opiniões. As pessoas que quiserem contribuir com a discussão também podem fazer o uso da palavra durante o encontro, inscrevendo-se no momento da audiência. “É um assunto antigo que já vem sendo discutido há muito tempo aqui em Urussanga, um assunto até polêmico. Tivemos, enfim, várias discussões, na verdade, sobre esse assunto, algumas pessoas, uma parte é a favor, outra parte é contra”, comentou.

Conforme Teba, sempre que há algum evento na praça Anita Garibaldi há a expectativa de como será o tempo no dia. “Todo mundo se organiza, as entidades, as empresas do ramo de gastronomia, de bebidas, quem vai se apresentar, quem vai fazer os shows, aí chega no dia chove ou a previsão do tempo é chuva, aí o evento acaba tendo que ser cancelado”, contou. A vereadora disse que, em um desses eventos recentes que foi cancelado por causa da chuva, postou um vídeo nas redes sociais mencionando a necessidade de ter um espaço coberto. Segundo Teba, muitas pessoas apoiaram a ideia e, em conversa com a assessora Andresa Baldessar, surgiu a iniciativa de propor a audiência pública.

De acordo com Andresa, o objetivo é saber o que a população de Urussanga pensa sobre a praça ou uma rua coberta. “O que é a prioridade de Urussanga? Antes que, novamente, como aconteceu no passado, ações do poder público sejam tomadas e cheguem lá com um projeto aprovado, um investimento público, gasto público, e a população diga ‘não, a gente não quer isso’. Então, acho que tem que acontecer de maneira anterior para que a gente saiba o que população quer, o que é essa prioridade para Urussanga”, explicou a assessora parlamentar. O assunto foi abordado com mais detalhes em entrevista no programa Comando Marconi. Entenda:

 

Independentemente do que for discutido, Teba frisou que o projeto precisa estar de acordo com as diretrizes da Fundação Catarinense de Cultura. Isso porque boa parte do patrimônio histórico de Urussanga se encontra ao redor da praça Anita Garibaldi. “Qualquer construção tem que ser viável, ela tem que ter compatibilidade com o patrimônio histórico, que são as nossas casas tombadas”, salientou a vereadora. Teba afirmou que esteve reunida com representantes da fundação, que explicaram que existe a possibilidade de construção de uma praça ou de uma rua coberta. “Nós precisamos ouvir, a gente quer ouvir a população. Quando eu digo a gente, nós, como Poder Legislativo, nós queremos, enfim, para depois passar para o Executivo o que a população quer, o que a população acha necessário”, reforçou Teba.

A audiência pública será transmitida, em áudio e em vídeo, pela Rádio Marconi. Acompanhe nesta quarta-feira, dia 11, a partir das 19 horas.