Fazendo jus ao nome, Urussanga vivenciará um verdadeiro retorno às origens nos próximos dias. Isso porque a programação da 18ª Festa Ritorno Alle Origini contará com uma exposição fotográfica especial. Com registros inéditos, a exposição é formada por 63 fotografias, que estarão na Praça D’Itália, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. Toda a organização da exposição foi feita por Jaira Meneghel, que faz parte da direção artística da Comissão Central Organizadora. “Eu tenho fotos da década de 20, 30, 40, 50, então dali você pode ver o carinho, o apego que as famílias têm pelo passado”, comentou Jaira durante entrevista.
Para organizar a exposição, Jaira contou que foi necessário um importante trabalho técnico. Isso porque as fotos foram achadas com as famílias urussanguenses, no qual foi preciso escanear elas e fazer alguns restauros. “Eu acho que Urussanga precisava disso, precisava resgatar essas fotos, precisavam ser expostas para as gerações futuras, as escolas precisam ver”, disse. A exposição será realizada no sábado e no domingo, dias 31 e 1°. Além do Ritorno Alle Origini, Jaira fará um trabalho contínuo de restauro e divulgação dessas fotos. Algumas imagens já estão disponíveis e outras serão acrescentadas através da internet CLICANDO AQUI.
Algumas fotos da exposição vão contar com descrições, que vão permitir que as pessoas entendam mais sobre a história do município. “Obviamente que algumas, infelizmente, eu não consegui a descrição porque o tempo vai passando, os proprietários das fotos originais acabam falecendo e a família não tem muita informação. Assim como foi o meu caso, tinha muitas fotos que era do meu avô e que eu não tinha a descrição delas”, pontuou Jaira. “Eu me envolvi demais nas fotos, eu me envolvi demais na parte emocional das fotos, porque são pessoas que já estão falecidas”, acrescentou. “As histórias que a gente ouve, assim, das famílias, é indescritível”, destacou. O assunto foi abordado com mais detalhes em entrevista no programa Comando Marconi. Confira:
Além da exposição fotográfica, Jaira também está envolvida na decoração da cidade e principalmente do Parque Municipal. Jaira contou que a decoração é dividida em partes. “No primeiro momento foi colocado as bandeiras que remetem a bandeira do Brasil e da Itália, mostrando essa união entre os dois, de onde vieram os nossos colonizadores”, afirmou. Conforme a organizadora, neste sábado, dia 24, a partir das 8 horas, um mutirão será realizado para decorar os espaços do Parque Municipal. “O Ritorno é mais concentrado na nossa cultura, na nossa história, então a decoração foi voltada a isso”, contou. A parte cultural do Ritorno Alle Origini deste ano ainda contará com o varal literário da poetisa Rita Padoin e da exposição da obra em mosaico das Manas Bonetti.
Confira a programação:
Ver essa foto no Instagram