Urussanga pode firmar um pacto de amizade com Valdobbiadene, em Treviso, na Itália. Isso porque existe tratativas desde 2017, mas que se intensificaram nos últimos dias, no qual a prefeitura encaminhou um Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores. O projeto deve ser votado durante a sessão desta terça-feira, dia 25. De acordo com a diretora de Cultura, Eliana Maccari, o pacto de amizade difere do Gemellaggio, que Urussanga já possui há quase 35 anos com Longarone. “O pacto de amizade realmente te faz amiga de uma cidade com perspectivas que vão além da parte cultural, pode ir para a parte social, educacional, pode ir para a parte econômica, que o Gemellaggio em si não teria essa obrigação”, explicou.

Segundo Eliana, em 2017, os dois prefeitos, tanto de Urussanga como de Valdobbiadene, assinaram uma carta de intenção para encaminhar o pacto de amizade. “E agora, recentemente, tem cerca de 20 dias, nós recebemos uma sinalização do presidente da Associação Trevisani de Valdobbiadene, o senhor Luciano Murer, ele tem 90 anos, ele virá ao Brasil e ele questionou se o município de Urussanga ainda teria interesse de firmar esse pacto”, contou Eliana. Conforme a diretora, conversas têm sido realizadas com as entidades culturais do município sobre o assunto. O projeto foi encaminhado para o Legislativo em regime de urgência porque o senhor Luciano estará em Urussanga entre os dias 7 e 11 de abril.

Em entrevista, a diretora Eliana esclareceu o porquê faz sentido Urussanga ter um pacto de amizade com Valdobbiadene. “Primeiramente, em um aspecto cultural, nós temos uma família que veio dessa cidade, que ajudou a colonizar Urussanga, que é a família Bortolin, família que veio de Valdobbiadene, propriamente dessa cidade, mas no entorno, num raio de 40 quilômetros, a gente fez um levantamento de 30 municípios em que 80 famílias que colonizaram Urussanga vieram dessa região”, disse. Além disso, a região de Valdobbiadene possui mais de 700 vinícolas, com expertise na produção de espumantes. “Valdobbiadene tem os proseccos de maior excelência, qualidade superior. Urussanga, nós temos a indicação de procedência Vales da Uva Goethe, onde nós estamos inseridos, que é uma uva rara”, comentou.

Segundo Eliana, Valdobbiadene ainda é patrimônio mundial da humanidade pela Unesco. Com o pacto de amizade, a Diretoria de Cultura pretende desenvolver mais ações, intensificando outros projetos relacionados ao Gemellaggio de Urussanga e Longarone também. “São apenas algumas intenções, ações, de forma muito pontual, relacionadas a essas duas ligações dentro de Urussanga e Itália. Longarone, onde a gente tem um Gemellaggio já consolidado de 35 anos, e Valdobbiadene, que seria uma nova proposta, uma nova possibilidade de desenvolvimento de ações muito mais econômicas aqui para a nossa cidade”, ressaltou. O assunto foi abordado em entrevista, entenda mais:

Parte 01

 

Parte 02

 

Eliana ainda salientou que o prefeito de Valdobbiadene já assinou uma carta para que o pacto de amizade seja firmado. A carta será entregue ao município de Urussanga por intermédio de Luciano. “A gente tem a expectativa de que, passando pelo Legislativo, essa carta realmente seja firmada e Urussanga tenha um novo pacto de amizade, assim como outras cidades da região também já têm mais que um pacto, para que a gente possa abrir mais tratativas entre Urussanga e Itália, trabalhar outros projetos, outras ações, que tragam benefícios para a nossa cidade. Benefícios tanto culturais, que a gente não pode esquecer, que a gente tem sim as nossas origens italianas, que a gente tem alguns pontos a fortalecer nesse sentido também, mas por que não outros aspectos econômicos e sociais também”, frisou.

Confira cidades da província de Treviso e famílias imigrantes de Urussanga

Asolo: Frassetto, Vendrame

Castelfranco Veneto: Baldin, Martinello, Nichele, Zanellato

Castello di Godego: Cimolin, Trento

Cison di Valmarino:  Biz, Casagrande, Cechinel, Dagostin, Da Soller, De Costa, Magagnin, Meneghel, Possamai, Zanin

Conegliano: Stefan

Cordignano: Benedet, Coan, Giust, Milanese, Perin, Peruch, Scarabelotto, Serafin

Cusignana: Bettiol, Zanatta

Farra di Soligo: Bressan, Callegari, De Faveri, De Pieri, Francesconi, Ghizzo

Fanzolo Vedelago: Piva

Follina: Biz, Dal Pont, De Noni, Meller, Zaccaron

Fonte: Brolese, Minato

Fregona: Coan, De Faveri, De Luca

Maser: Quagliotto

Miane: Brunelli, Cescon, Dalla Vedova, Gusatto, Mattiola, Meneghel, Morona, Spader, Vettoretti

Montebelluna: Furlan, Guolo, Sartor,

Povegliano: Cittadin, Crema, Genovese, Nandi, Piovesan, Silvestrini, Zanatta

Riese Pio X: Ceron

San Fior: Dal Bó

San Polo di Piave: Cesconetto, Furlan, Maccari, Spricigo

San Pietro di Feletto: Collodel

San Zenone degli Ezzelini: Bosa

Selva del Montello: Marcon

Tovena: Cechinel, D´Agostin, D´Altoè

Trevignano: Carrer, Durante

Valmareno: Benincá, Cesca

Valdobbiadene: Bortolin

Venegazzù: Costa, Facin, Zavarise

Volpago di Montello: Donadel, Feltrin, Gastaldon