Durante o ano, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, recebeu emendas parlamentares de deputados estaduais e federais. Ao total, foram R$ 750 mil de emendas divididos entre os deputados Pedro Uczai (PT), Ana Paula Lima (PT) e Júlia Zanatta (PL). Apesar do anúncio das verbas, por conta de questões burocráticas, leva um tempo até o hospital ter esse valor em caixa. Em entrevista, o presidente da instituição, Agostinho Vendramini, e a administradora Andrea Miranda, explicaram mais detalhes na situação. Ouça na íntegra:

 

Conforme Agostinho, o hospital precisou realizar um plano de ambiência para compra de produtos, no qual foram utilizados R$ 589.413,30 do valor total das emendas parlamentares. Segundo o presidente, o assunto foi discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores. Do valor restante, de R$ 160.586,70, o hospital fez um contrato com a prefeitura para que fosse adquirido exames de ultrassom, ficando no total de R$80.216,30. Dessa forma, do valor total da emenda, restam R$ 80.370,40 para o hospital que, segundo Agostinho, serão utilizados para a colocação de uma cortina de ar em uma parte do pronto-socorro da instituição.

Além dessas emendas parlamentares, o hospital também receberá um valor dos deputados Valdir Cobalchini e Thiago Zilli, ambos do MDB, totalizando R$ 300 mil. “Primeiramente, nós tínhamos feito uma solicitação para toda a revitalização do prédio do hospital porque está muito antigo, está com umidade, então, a revitalização externa de todo o prédio. Realmente, o Thiago veio aqui, inclusive, ele fez o pedido para a Secretaria de Saúde junto à Câmara Federal para este fim, digamos assim. Como é uma parceria já com o federal, com o estadual, então foi definido via Secretaria do Estado, que viria para custeio e manutenção. Mas esse custeio e manutenção é muito específico, eu não posso pagar contas atrasadas, eu não posso nada”, explica Andrea. Por conta disso, o hospital fez um plano de trabalho no qual será comprado todos os insumos e medicamentos para prestação de contas ao estado.

Em um outro momento, um novo plano será feito para a revitalização do prédio do hospital. “A gente está fazendo agora o levantamento de caixa em função de final de ano, que são muitas despesas, então a gente vai fazer junto com a diretoria esse levantamento e a diretoria vai decidir quando que iniciaremos esse novo projeto do hospital”, comentou Andrea. Os representantes do hospital ainda agradeceram o apoio dos deputados.