Há 20 anos, um grupo de jovens de Santana, em Urussanga, organizava uma missa com o objetivo de reencontrar amigos que eram ou que foram moradores da comunidade. A celebração foi em homenagem a todos os jovens que contribuíram participando das atividades realizadas na paróquia. A missa foi realizada no dia 29 de junho de 2003, celebrada pelo padre Orlando Cechinel. Naquele dia, um grupo de jovens animou a missa. O que era para ser somente uma celebração em ação de graças, transformou-se em mais convites: duas semanas depois, o grupo foi convidado para cantar em uma missa em São Donato.

Desde então, aquela missa com o objetivo de reencontrar os amigos se transformou no Grupo de Cantores Reencontro. “O grupo foi batizado com esse nome porque ele realmente reencontrou os jovens, os amigos”, ressalta a atual presidente do coral, Mariele Martins Bernardes. “Do ano de 2003 até o ano de 2023, 20 anos depois, muitas pessoas passaram pelo nosso grupo, muitas já partiram para o Reino de Deus, e muitos estão aqui hoje”, completa.

A história do Grupo Reencontro, principais destaques dos 20 anos, ações e atividades ainda realizadas e muito mais foram assunto em entrevista no Ponto de Encontro. A presidente Mariele, junto com a tesoureira Júlia Peppes, participaram da entrevista e falaram mais sobre o grupo. Ouça na íntegra:

 

Atualmente, o grupo conta com 21 integrantes, sendo seis homens e 15 mulheres. O coral se reúne todos os domingos à tarde para ensaios, que são realizados na igreja da comunidade de Santana. Mariele e Júlia destacam que participar do grupo é uma grande responsabilidade, além de ser um grande desafio. Apesar da semana cansativa de trabalhos, cada integrante se reúne em um momento de descontração e de reencontro semanal com os amigos.

O Grupo de Cantores Reencontro canta em diversas comunidades de Urussanga, além de paróquias vizinhas. As integrantes também comentaram em entrevista que já participaram de uma celebração no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. “A gente fica até emocionado com tantas histórias, com tantos momentos bons, difíceis também”, comenta Júlia. “A gente tem um grupo que se menciona ‘Família Reencontro’, onde a gente consegue compreender cada um, entender, chamar atenção se for preciso”, acrescenta.

Para marcar os 20 anos de história, uma celebração especial será realizada neste domingo, dia 25, na igreja da comunidade de Urussanga. Todas as pessoas são convidadas a participar, principalmente os que já passaram pelo grupo.

Siga o Grupo de Cantores Reencontro nas redes sociais: