A uva Goethe é o principal fator para o desenvolvimento dos vinhos mais conhecidos de Urussanga e que são os responsáveis por chamarem a atenção de vários turistas durante a Vindima Goethe, que é a época da colheita da uva. Neste ano, os produtores da uva e especialistas reforçam que a safra está fantástica. Devido a localização, alguns vinhedos ficam prontos para a colheita mais cedo do que outros. “Começa com os vinhos mais baixos, na parte mais quente amadurece primeiro e termina com os vinhedos mais altos. Enquanto aqui na região mais baixa, próxima à cidade de Urussanga, quase não tem mais Goethe nos pés; na região mais alta alguns locais começam a colher semana que vem”, explica o enólogo e pesquisador da Epagri, Stevan Grützmann Arcari.
Stevan afirma que a qualidade da uva Goethe está muito boa, tanto para o consumo in natura como para a fabricação de vinhos. O verão mais seco auxilia nesta qualidade da fruta no final da maturação. Outro fator percebido neste ano é que a baga da uva está menor comparado a outras colheitas de outros anos. O especialista da Epagri acredita que isso seja por conta do longo período de frio registrado no ano passado. “A única dificuldade desse ano para a uva foi na fase de floração, que faltou sol, ficou muitos dias nublados com aquela chuvinha fina”, comentou. Por conta disso, algumas plantas tiveram doenças na parte da folha, mas os produtores conseguiram controlar.
O engenheiro agrônomo e extensionista rural da Epagri, Henrique Viana e Silva, também acrescenta que este problema durante a floração foi registrado em todo o sul do país, por conta da chuva. “Ela atrapalha um pouco a produção, então a produtividade cai um pouco, mas agora a gente teve um verão relativamente legal”, ressalta. Henrique e Stevan participaram do programa Comando Marconi e explicaram mais sobre a colheita da uva Goethe neste ano. Ouça na íntegra:
Por que a uva Goethe?
O enólogo Stevan acredita que a história da uva em Urussanga seja mais cultural do que climático ou geográfico. O especialista relata que quando os italianos chegaram a Urussanga e a Azambuja, eles tentaram plantar algumas espécies de uva que trouxeram da Itália. Só que por ser um clima e uma terra diferente, eles provavelmente ficaram muito frustrados com o resultado. Na época, circulavam muitas variedades de uva em todo o mundo e, por volta de 1820, o Brasil só podia comprar vinhos de Portugal. Certo tempo depois, isso foi liberado e o país começou a receber vários tipos de uva.
Nestas variedades, também estava a uva Goethe. “Ela conquistava pelo vigor da planta, ela é uma planta forte, ela aparece bem, então ela impressionava visualmente”, comenta Stevan. Além disso, outro fator que fez com que a uva Goethe se destacasse é que o vinho dela era o que mais lembrava o sabor do vinho feito da uva Moscato, no qual bebiam quando estavam na Itália, o que provavelmente gerou um gatilho emocional nos primeiros colonizadores, gerando uma preferência pela uva Goethe. Essa preferência foi passado de pais para filhos até os dias atuais.
Confira mais na programação a seguir e siga os Vales da Uva Goethe no Instagram:
Ver essa foto no Instagram




































