A Semana Santa é um momento de fé e reflexão para os católicos. As orações começaram no Domingo de Ramos e se estendem até o Domingo de Páscoa, dia 17. A Semana Santa representa três momentos: a Paixão, Morte e Ressureição de Jesus Cristo. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, realiza durante os próximos dias celebrações e confissões para os fiéis. O pároco padre Daniel Pagani participou do programa Comando Marconi e falou mais sobre a importância da Páscoa para a Igreja Católica e sobre a programação de missas durante a semana. Ouça:
As confissões na Igreja Matriz acontecem nesta terça-feira, dia 12, das 8h às 11h30, das 14h às 17h e das 19h às 20h. Haverá celebração da missa na Matriz às 18h30 e na comunidade do Rio Carvão Alto, às 19h. Na quarta-feira, dia 13, haverá atendimento de confissões das 8h às 11h30 e das 14h às 17h. A comunidade do Rio Carvão Baixo terá missa, com oferta do dízimo, às 19h. Na Quinta-feira Santa, dia 14, haverá a celebração da Missa do Crisma, a partir das 9h, na Catedral São José, com transmissão ao vivo pela Rádio Marconi. Na quinta as confissões serão atendidas das 14h às 17h e das 20h às 23h.
De Quinta-feira Santa até o Sábado Santo haverá celebrações em três localidades: na Igreja Matriz, celebradas pelo padre Daniel Pagani; no Rio América, presididas pelo padre Valdemar Carminatti; e em Santana, celebradas pelo padre Carlos Possamai Della. Na quinta a celebração na Matriz será às 18h30 e nas comunidades será às 19h.
A Sexta-feira Santa é marcada pela vigília e a celebração da Paixão do Senhor. Haverá confissões das 7h às 12h, com adoração ao Santissímo, das 6h às 12h. Às 15h é o momento da Paixão de Cristo. À noite, a partir das 19h, haverá procissão do Senhor Morto e da Nossa Senhora das Dores, saindo em frente ao Hospital Nossa Senhora da Conceição até a Igreja Matriz. De sexta a tarde até o sábado à noite as igrejas estarão fechadas, não havendo missas, já que é um momento de reflexão sobre a morte e ressureição de Jesus. O Sábado Santo, dia 16, terá a Vigília Pascal, a partir das 19h, com o acendimento do Círio Pascal, na Igreja Matriz e nas duas comunidades. No Domingo de Páscoa, dia 17, serão celebradas as missas das 8h e das 18h30 na Igreja Matriz.