Santa Catarina vai realizar o primeiro Simulado Geral de Gestão de Desastres. A iniciativa vai acontecer neste domingo, dia 18, e tem o foco baseado na seguinte pergunta: “E se o que aconteceu no Rio Grande do Sul, em maio de 2024, acontecesse em Santa Catarina?”. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, sargento Laércio Pedroso, aproximadamente 250 dos 295 municípios catarinenses já estão inscritos. Além da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Militar, Forças Armadas, e as secretarias municipais e estaduais também atuarão no simulado.

Conforme Laércio, na Região Carbonífera, 10 dos 12 municípios estão confirmados para participar do simulado. “Cada município vai ter sua criatividade, criar seu próprio número de ruas interditadas, de famílias desabrigadas, de abrigos ativados para receber essas pessoas. Já estão todos informados, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, claro que tudo de forma simulada, não vai ter aquela situação de sirene, aquela coisa toda, mas vai ter bastante agito, bastante movimentação, de conduzir pessoas simulando que são famílias de desabrigados para um abrigo municipal”, explicou o coordenador.

O simulado também tem a finalidade de entender como funcionará a comunicação entre o Estado e os municípios em situações de desastres. “Ajuda humanitária envolve cesta básica, água mineral, colchões, cobertores, produtos de limpeza, higiene pessoal, coisas do gênero. E aí como vai chegar esse produto, a comunicação, a parte burocrática da coisa, a cadeira hierárquica de quem avisa quem, tudo isso vai acontecer domingo”, esclareceu. “Se não treinarmos, se não nos prepararmos para a situação, quando chegar realmente, a gente vai sofrer bem mais”, acrescentou. O assunto foi abordado em entrevista no programa Comando Marconi. Confira mais:

 

Confira também: