É comum as pessoas anotarem em suas agendas as diversas tarefas do dia a dia, como emplacar o carro ou concluir um trabalho da faculdade. Tudo o que se deseja realizar durante o ano é registrado. No entanto, o mesmo não acontece quando se trata de manter a saúde em dia. Infelizmente, muitos acabam negligenciando a própria saúde, quando, na verdade, deveriam colocá-la em primeiro lugar. Essa realidade é observada em alguns atendimentos realizados no Laboratório Saúde Vital. “Muita gente chega no laboratório falando: ‘Ah, faz mais de dez anos que eu não faço exames ou então que nem lembra a última vez que fez algum exame’. Isso é bem preocupante”, afirma Suelen Cittadin Jacintho, responsável técnica da unidade de Urussanga.

O check-up, quando realizado com frequência adequada e seguindo as orientações médicas, de acordo com a idade ou ainda predisposições, pode significar uma vida com mais tranquilidade e bem-estar. “Ele é muito importante para identificar doenças silenciosas, como diabetes ou colesterol, que não apresentam sintomas claros. Embora haja sintomas como vontade frequente de urinar e muita sede, esses sinais podem ser facilmente confundidos com outras causas, como o calor. No check-up, é possível identificar causas que prejudicam seu bem-estar”, explica a biomédica Suelen.

Segundo a especialista do Saúde Vital, a busca por avaliação também ocorre quando o corpo já começa a apresentar sinais de um problema, sendo que muitas vezes a falta de vitaminas no organismo é a causa da queixa. “Ah, eu quero fazer um check-up porque estou muito cansada, desanimada, não tenho vontade de fazer nada. Nesses casos, vamos realizar alguns exames de vitaminas, um hemograma para verificar se há anemia ou deficiência de nutrientes. Ao identificar a deficiência, a pessoa pode fazer um tratamento e melhorar sua qualidade de vida”, observa. Outros indicativos comuns que levam à busca por exames são a queda de cabelo, o ganho excessivo ou perda de peso sem motivo aparente, além do histórico familiar.

A biomédica Suelen participou de uma entrevista com o comunicador Jair De Ávila, esclarecendo dúvidas dos ouvintes sobre o tema e lembrando os atendimentos disponíveis no Saúde Vital. Confira as dicas importantes que foram apresentadas no programa Ponto de Encontro:

Parte 1 

 

Parte 2

 

O Laboratório Saúde Vital em Urussanga atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 12h e das 13h30 às 17h, e aos sábados das 7h às 11h. Siga o Laboratório Saúde Vital nas redes sociais Instagram e Facebook para receber atualizações e informações úteis. Para dúvidas e contato, acesse o WhatsApp clicando aqui ou ligue para o telefone (48) 3193-0103. Acesse também o site oficial do Laboratório Saúde Vital para mais informações.