Visto e admirado por todos, os pássaros embelezam os céus e todo o lugar por onde passam. Mesmo muitas vezes visto de longe, existem pessoas que procuram registrar os momentos desses pássaros. Um exemplo é a Isabel Coradi Gomes, observadora e fotógrafa de aves. A paixão começou após um pedido da avó de seu marido, que possuía dificuldades para enxergar. Na época, a avó pediu para Isabel fotografar um bem-te-vi ou um quero-quero. “Ela nunca tinha visto e tinha muita curiosidade de ver como é uma ave. Quando eu fiz para mostrar para ela, eu descobri que eu também não sabia, eu também não conhecia, passava batido. A gente vê de longe e como eles têm características diferentes, eu descobri que eu também não conhecia”, conta.

Isabel, que já era fotógrafa, começou a registrar aves e atua na área há sete anos. “Cada pássaro tem uma característica diferente, vive em um lugar diferente, uns são mais fáceis porque são maiores, porque moram em locais abertos, ensolarados. E tem aqueles que a gente precisa ir, realmente, no meio do mato fechado, no escuro, porque é lá que eles vivem”, destaca. Natural do Rio Grande do Sul, Isabel atualmente mora em Criciúma. A observadora de pássaros procura fotografar aves de toda a região e de vários lugares. Isabel também é sócia fundadora do Clube de Observadores de Aves (OBA), organização que busca incentivar e fomentar a prática da observação de aves no estado de Santa Catarina.

O assunto foi abordado durante entrevista com Isabel no programa Ponto de Encontro. Neste sábado, dia 13, é lembrado o Dia Mundial das Aves Migratórias. Ouça na íntegra:

 

As fotos das aves que Isabel faz podem ser conferidas no Instagram clicando aqui.

Ouça a entrevista de Isabel também no Spotify: