Impacto Social: como o RH deve colocar os objetivos do desenvolvimento sustentável em prática. Este é o tema do minicurso que abre a programação on-line do 2º Fórum de Inovação Social, que acontece neste mês, em Criciúma, com realização da Abadeus Centro de Inovação Social. O evento remoto acontece nesta quarta-feira, dia 3, às 19 horas, no canal @abadeustv, no Youtube, com a mediação das consultoras em gestão de recursos humanos, Juli Dalsasso e Lays Jasper, fundadoras da RH Criativo. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no site: lp.abadeus.org.br.
“Ao todo, teremos três minicursos, todos com o objetivo de difundir a inovação social e mostrar para a nossa sociedade, em especial para gestores e agentes públicos, bem como empresários, colaboradores e profissionais de RH, a importância e a responsabilidade dos chamados primeiro e segundo setor na construção de um mundo mais justo, igualitário e sustentável”, afirma a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.
O assunto também foi abordado em entrevista no Comando Marconi com a consultora Juli. Confira mais:
Pensar de forma global e agir de forma local
De acordo com Juli, esse é o lema da RH Criativo quando se trata de inovação social. O trabalho realizado por ela e por Lays visa a transformação dos profissionais de RH com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ESG, sigla em inglês usada para referir às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.
“Com a pandemia e a mudança constante do cenário, percebemos as organizações com olhar mais dedicado e humanizado às questões ambientais e sociais. Para isso, há necessidade de um trabalho potente e que envolve mudança de cultura, principal tema a ser discutido entre os executivos e profissionais de RH”, contextualiza Juli.
O minicurso se propõe a levar os participantes a refletir sobre a realidades de suas empresas e negócios, a fim de encontrar possibilidades para a implementação de ações de impacto local.
“Vamos desmitificar temas como incentivos fiscais, Lei Rouanet, conhecer a evolução das metas e objetivos da ONU, cases estaduais, além de como aplicar e entender qual o papel da minha empresa no impacto social”, complementa a consultora.
Agenda dos minicursos
Os próximos dois eventos on+line vão ocorrer no dia 10, às 19 horas, com o tema “Arte de planejar no Terceiro Setor”, a ser ministrado por Chayane Arantes Cotrin. Já no dia 16, no mesmo horário, a temática será “Inovação Social na Esfera Pública”, com mediação de Carolina Andion.
Respaldo estadual e regional
A programação presencial do 2º Fórum de Inovação Social vai ocorrer no dia 25 de maio, na Acic, com ampla programação em dois palcos, das 13h30 às 17 horas.
O evento é apresentado pelo Governo de Santa Catarina; Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc); Prefeitura de Criciúma; Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); e Sebrae/SC.
O patrocínio é de Imbralit; Canguru; Sicredi e Rio Deserto, com o apoio institucional da Acic; ABRH/SC; Rede Catarinense dos Centros de Inovação de SC; Centro de Inovação de Criciúma (CRIO); Núcleo Sul Catarinense do Terceiro Setor; e FIN Brasil.
Colaboração Caroline Bortot / NZBT Comunicação