Os rins têm a importante função de filtrar o sangue, removendo impurezas presentes no organismo. A insuficiência renal é quando os rins não funcionam adequadamente. De acordo com a responsável técnica do Laboratório Saúde Vital de Urussanga, a biomédica Suelen Cittadin Jacintho, na fase inicial, o problema não apresenta sintomas. Quando o paciente começa a sentir algo significa que já está na fase crônica da insuficiência renal. Por isso é muito importante que exames de rotina, como o de sangue e de urina, sejam realizados todos os anos.
Conforme Suelen, há dois tipos de insuficiência renal: a crônica e a aguda. A forma aguda é uma situação momentânea, no qual os rins não estão funcionando completamente por conta de algum motivo, desde medicações fortes, inflação renal ou outros problemas. Neste caso é possível tratar a insuficiência. Já a crônica é irreversível. De acordo com Suelen, vários motivos podem desencadear a insuficiência, como a diabetes e hipertensão.
Os sintomas da insuficiência renal crônica podem incluir sangue na urina, urina espumosa, redução no volume de urina, cansaço e dor nas costas. “É bem comum, às vezes, no consultório, a gente passar as opções de check-up para o paciente e dizer que tem um para avaliar o rim e ele dizer que não precisa porque está urinando bastante. Isso não quer dizer que você não esteja com o início de uma insuficiência real ou algum problema renal. E a gente preza muito pela prevenção”, destaca a responsável do Laboratório Saúde Vital.
O assunto foi abordado com mais detalhes em entrevista no programa Ponto de Encontro com a biomédica Suelen. Ouça na íntegra:
Suelen ainda explica que há exames no laboratório que avaliam a função renal, como o de ureia e a creatinina. “São substâncias que são excretadas pelo rim. Se elas começam a acumular no sangue, se a gente faz o exame e vê que está alto no sangue, significa que o rim não está excretando corretamente”, esclarece. “A gente fala sobre filtração, mas o rim também é muito importante para produção de hormônios, inclusive a vitamina D”, acrescenta a especialista. Os cuidados para prevenir a insuficiência envolvem beber bastante água e cuidar adequadamente da alimentação.
Ver essa foto no Instagram
Em Urussanga, o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h30min às 12h e das 13h30 às 17h. Aos sábados, a equipe atende das 7h às 11h. Siga o Laboratório Saúde Vital no Instagram e Facebook. Tire suas dúvidas e entre em contato no WhatsApp acessando aqui ou ligando no telefone (48) 3193-0103. Acesse também o site do Laboratório Saúde Vital.