A 19ª edição do Campo Agroacelerador da Cooperja entrou para a história, com a visita de mais de seis mil pessoas durante os três dias de evento. Com programação diferenciada, a edição atendeu todos os tipos de públicos. O evento iniciou na quinta-feira, dia 23, com a palestra da jornalista especialista em agronegócio, Kellen Savero, que abordou sobre economia e agronegócios, o atual cenário e as tendências para o ano. Além disso, a política econômica do Brasil com o novo governo, a soja como propulsora da economia e a inovação tecnológica também foram temas abordados na conversa.
Outro momento especial foi a solenidade de abertura, que contou com a presença do Secretário da Agricultura do Estado, Valdir Colatto, que na oportunidade representou o governador Jorginho Mello. Presença também da deputada federal Julia Zanatta, presidente da Epagri Edilene Steinwandter, representante da Cidasc, Sescoop/SC, prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa, que também é presidente da Amesc, presidentes de cooperativas, presidente da Câmara de Vereadores de Jacinto Machado e demais entidades ligadas ao setor.
Após o delicioso almoço, com tradicional carreteiro, aconteceu o 5º Fórum do Arroz com o tema Diversificação e rentabilidade em áreas de arroz irrigado: Os desafios e oportunidades do sistema de produção. Com a presença de grandes nomes do setor que discutiram o assunto e as questões atuais da cadeia do arroz. Os painelistas foram Enio Marchesan, da UFSM/RS e Marcos do Vale, pesquisador da Epagri.
O evento seguiu na sexta-feira e sábado, dias 24 e 25, com novidades no setor de exposições de animais, palestras, dinâmicas e oficinas, como de cortes de carnes, plantas Bioativas, nutrição de bovinos, pulverização com drones seleção de sementes através de inteligência artificial, apresentação das vitrines tecnológicas. Também ocorreu teste drive de camionetas em terreno acidentado, que chamou atenção do público.
O gerente do campo Jian Izidro de Borba agradeceu a dedicação e o empenho de todos os expositores e colaboradores da Cooperja para o sucesso de mais uma edição. “Parabenizo as pessoas que visitaram o campo, pois o principal objetivo é a transferência de conhecimento, tecnologias, diversificação, trocas de informações entre produtores, técnicos, pesquisadores, para melhores produtividades, e melhor qualidade de vida no campo. O sábado oportunizou muitas pessoas participar do dia de campo, isso reforça a valorização do agronegócio e o trabalho dos produtores. Tivemos chuva na quinta-feira, mas isso prova que ela não nos atrapalhou, pois as pessoas participaram das palestras, fórum, visita aos estandes, faz parte, pois estamos em um campo como é a realidade do produtor todos os dias enfrentando as adversidades”, ressalta Izidro.
A presença do jovem influenciador digital da região de Antônio Prado/RS, Pedro Pastore, também arrancou sorrisos do público e expositores, com seu jeito de ser e sotaque marcante, ele percorreu o parque e atendeu todos com muito carinho. Para o público feminino, a programação trouxe além de todo cuidado e magia que o horto de plantas bioativas oferece, palestras com tema sobre autocuidado, aromatizadores e produção de sabonetes artesanais tudo com plantas.
Durante o campo aconteceu ainda a assinatura do contrato de financiamento com o BRDE, para nova fábrica de ração da Cooperativa em Praia Grande/SC, que contará também com mudança do sistema de secagem de grãos e a construção de duas bases de silos com capacidade de 100 mil sacas de arroz (50kg). Aconteceu também a entrega pela empresa Basf de uma placa para a Cooperja da conquista do Selo SeedSolutions como a melhor semente de arroz pelo segundo ano.
Formatura
Dentre tantos momentos que marcaram a 19ª edição, a primeira formatura do programa Cooperja do Amanhã, na manhã de sábado, foi marcante para os 36 jovens. O programa tem o objetivo de desenvolver nos jovens, o cooperativismo, a curiosidade, o despertar para novas tendências tecnológicas, a gestão e manejo das propriedades rurais. Além de conhecer melhor a Cooperativa, para poder defendê-la.
Foram mais de 130 vitrines tecnológicas, participação de 82 expositores. O evento foi transmitido ao vivo através do Instagram e Youtube da Cooperativa, tendo muitos acessos e ainda mais abrangência. Neste ano, pensando no social, todo lucro arrecadado com almoço será divido entre as entidades, Apae e Hospital São Roque de Jacinto Machado.
Para o presidente Vanir Zanatta nesta edição, as famílias se fizeram presente e se encantaram com a dimensão e estrutura do campo. “Puderam passear, se divertir, enquanto aprendiam, nosso parque irradiava conhecimentos, de muitas áreas e tudo estava ali, num só lugar. Recebemos inúmeros elogios, mas sabemos que precisamos sempre inovar e surpreender, por isso já estamos pensando no 20º Campo Agroacelerador nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro de 2024”, adianta Zanatta.
Zanatta agradeceu ainda todos que visitaram os três dias de evento. “A todos os colaboradores que antes, durante e depois estavam lá, realizando suas tarefas, muito obrigado. Formamos uma bela equipe e como uma engrenagem, rodamos silenciosamente e cumprimos nosso papel. A Cooperja está muito grata por vocês alavancarem ainda mais nosso sobrenome. Somos todos Cooperja”, conclui.
Colaboração: Aline Somariva / Assessoria de Imprensa