A próxima sexta-feira (10) será um dia de celebração e importância histórica, uma vez que a Rádio Marconi completará 72 anos de existência. Desde o início de sua jornada, a emissora tem como foco principal a transmissão de programas religiosos, incluindo as tradicionais bênçãos e missas. No entanto, também oferece uma ampla programação, que inclui notícias, esportes e entretenimento. Além disso, o dia 10 de fevereiro será ainda mais especial, pois marcará a chegada do novo pároco, Padre Giliard Cesconetto Gava.
Natural de Nova Veneza, Padre Giliard participou de uma entrevista especial no programa Ponto de Encontro e enfatizou a importância da comunicação na propagação da fé e na evangelização. “Eu me lembro que fui entrevistado aqui por você, Jair, na minha ordenação diaconal, que foi em Lauro Muller, dia 17 de dezembro. E, depois, também fiz uma entrevista em relação à minha ordenação presbiteral, em 7 de maio. A Rádio Marconi, como sempre é a rádio parceira da comunidade, esteve presente nesses momentos tão importantes da minha vida. E, como é bonito, eu digo o seguinte: a Rádio Marconi é a rádio da Diocese, então ela tem essa amplitude”, disse o futuro pároco.
Antes de ser nomeado para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Urussanga, Padre Giliard estava exercendo seu ministério como diácono e, posteriormente, como presbítero na Paróquia de Maracajá, onde teve a oportunidade de trabalhar ao lado do Padre Aires de Souza. “Eu estava em Maracajá após minha ordenação diaconal em dezembro de 2021, em Lauro Muller. Em fevereiro, comecei a exercer minha função como diácono em Maracajá, um povo muito querido e acolhedor, coincidentemente a Paróquia dedicada à Imaculada Conceição. Ali, exerci a primeira parte do meu ministério até minha ordenação em maio, e fiquei como presbítero ajudando o Padre Aires, que também faz parte do Conselho Curador aqui. Padre Aires de Souza que foi pároco e sempre muito lembrado em Cocal do Sul. No final de 2022, o Bispo solicitou que gostaria da minha presença na cidade de Urussanga”, explana Padre Giliard.
Durante a conversa com o comunicador Jair de Ávila, o novo pároco elogiou o incansável trabalho realizado pelo Padre Daniel Pagani, que, após seis anos dedicados a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, deixou sua marca em Urussanga. “Estive conversando já durante duas ou três vezes com o Padre Daniel Pagani, que é, ainda, até sexta-feira, o pároco de nossa Paróquia. Padre Daniel deixa aqui um legado muito bom. Inclusive, na rádio, essa expansão, essa qualidade do som, a transição para FM. E, depois, deixa a casa Paroquial em melhores condições, acredito, do que ele pegou. Até brinquei com ele, disse: ‘olha, eu conheci um padre que foi assim, era um primo meu, Padre Izidoro Ghislandi, falecido, fez a casa paroquial nova do Santuário de Caravaggio e entregou a chave para os sucessores e nem entrou. Você está fazendo a história muito parecida com a do Padre Izidoro Ghislandi’. Vejo assim que vamos juntos com o Padre Fernando. Padre Valdemar continua. Estaremos com boas condições estruturais para desempenhar um bom trabalho”, salienta Gava.
Conheça mais sobre a trajetória e missões do Padre Giliard, e como ele está abraçando os novos desafios em sua jornada religiosa. Ouça no player abaixo:
Parte 1
Parte 2
Formado em Direito, Padre Giliard Gava é conhecido também na sua cidade e em toda a região por suas atividades na vida pública, tendo atuado inclusive como secretário de Cultura e suplente na Câmara de Vereadores de Nova Veneza. De acordo com ele, o papel de padre e de pároco possuem atribuições distintas, sendo que o segundo tem o compromisso de administrar. A experiência pode ajudá-lo nos desafios do dia a dia. “O pároco é um padre administrador, então o Direito vai ajudar muito nas questões burocráticas. O pároco é aquele que precisa assinar documentos, ver questões de reforma, questões do corpo de bombeiro. Vamos dar um exemplo, questões dos cemitérios. Volta e meia recebe um documento que precisa preencher, encaminhar a parte de contabilidade da paróquia. Cada vez mais, o serviço administrativo está tomando mais tempo. A Igreja Católica é isenta de algumas coisas de impostos, mas não é isenta de declaração. Então, cada vez mais, as declarações precisam estar de acordo. Isso tudo toma um tempo desse padre, que é administrador e que a gente chama de pároco”, explica.
A respeito da sua chegada a Urussanga, o sacerdote que será empossado nesta sexta-feira, citou uma fala importante em sua caminhada. “Papa Francisco diz algo muito, muito interessante sobre os pastores: Tem momentos que a gente tem que estar à frente levando, no meio com o povo e, às vezes, atrás inclusive, para incentivar e impulsionar. Então, essa é a missão. Vamos caminhar juntos, conhecer as alegrias, as tristezas, os anseios e os sofrimentos do povo de Urussanga, que agora me é confiado. Eu tenho a obrigação desde o dia em que saiu a minha nomeação, de todo dia nas minhas orações rezar por essa cidade e pelo povo que foi confiado”, lembra Padre Gili.
Padre Giliardi reforçou o convite para todos participarem da solene celebração da posse dos novos padres e do aniversário da Rádio Marconi, que acontecerá nesta sexta-feira, 10. A cerimônia será presidida por Dom Jacinto. “Estamos aguardando as comunidades com muito carinho, eu e o Padre Fernando, o novo vigário. Será às 19 horas, aqui na nossa histórica igreja, a centenária Igreja da Imaculada Conceição. Dom Jacinto Inácio Flach presidirá a Eucaristia, concelebrada por um bom número de irmãos padres, já confirmados a presença”, finaliza.