Donas de casa sabem perfeitamente que lavar roupa é uma tarefa quase que artística. É fundamental usar os produtos adequados, saber diferenciar o que pode ser misturado e o que não, e conhecer os tecidos e técnicas envolvidos. Se esses detalhes não forem seguidos, o resultado pode ser decepcionante, com roupas manchadas, com pelos ou marcas. Isso será uma fonte de preocupação.

Para desvendar alguns mitos e verdades sobre o jeito correto de lavar roupas, a responsável pelo departamento técnico da Guimarães Produtos de Limpeza, Karyna Fernandes de Souza, elencou alguns pontos e os desmistificou. São informações que podem fazer a diferença no resultado final, garantindo roupas limpas, cheirosas e com uma vida útil muito mais longa. Ouça a entrevista realizada no Ponto de Encontro:

 

Você está prestes a começar a lavar a roupa, mas percebe que tem uma grande pilha de roupas brancas e outra pilha de roupas coloridas. Antes de começar, você se pergunta: “Posso lavar as roupas brancas junto com as coloridas?”. De acordo com a especialista, não é recomendado misturas as cores, pois existe o risco de as roupas brancas terem suas cores desbotadas ou manchadas. “Há uma regra básica que deve ser respeitada e seguida quando se trata de lavagem das peças: roupas brancas sempre devem ser lavadas apenas com roupas brancas. Se elas forem misturadas com as coloridas, poderão ser observadas manchas leves ou até mesmo bastante marcantes, por conta da transferência de uma para a outra”, explica Karyna.

Detergente e vinagre são produtos comumente utilizados para lavar roupas, porém Karyna ressalta que ambos têm suas desvantagens. Em geral, é importante ler as etiquetas de cuidados das roupas e seguir as recomendações de lavagem para evitar danificar as peças. “Recomendamos usar apenas produtos de limpeza de acordo com a sua finalidade. O que for diferente disto poderá gerar resultados indesejados, como o desgaste de tecidos ou a ineficiência na lavagem. Portanto, para limpeza de roupas, sempre considerar os produtos fabricados para tais fins, assim como os lava roupas e os amaciantes, por exemplo”, esclarece a responsável técnica da Guimarães Produtos de Limpeza.

A água sanitária é um produto versátil que pode ser usado em muitos aspectos da limpeza da casa. No entanto, quando se trata de lavar roupas, é importante ter cuidado ao escolher esse produto. “Por ter cloro na sua composição, a água sanitária pode ser utilizada para lavagem das roupas, mas indicada apenas para as brancas, já que, justamente por conta do cloro, ela pode desbotar e manchar os tecidos que são coloridos”, destaca.

Karyna frisa que é importante pesquisar e entender as verdades e mitos a respeito da lavagem de roupas para tomar as decisões certas no processo de lavagem. “Algumas pessoas garantem que o amaciante azul é o melhor. Isso é um mito, uma vez que geralmente a linha de amaciantes possui a mesma fórmula, mudando apenas as suas fragrâncias e suas cores – matérias-primas, estas, que não estão ligadas à eficácia do produto”, afirmou a profissional em entrevista ao apresentador Jair de Ávila.

Uma outra dica, sugere a especialista, é levar em conta às diferentes características dos tecidos, para que as peças possam ser lavadas de forma adequada e evitar dores de cabeça. “Recomendo fazer uma avaliação antes de juntar as roupas para a lavagem. Por exemplo, toalhas, moletons, roupas de lã e outras peças que soltam pelos não devem ser dispostas na máquina junto com roupas de seda, malha e algodão. Assim pode-se evitar que peças mais finas acumulem fios e pelos dos tecidos que são mais grossos”, finaliza Karyna.

Conteúdo colaborativo: Samira Pereira / Assessoria de Comunicação