Cocal do Sul irá realizar um ato em lembrança aos 92 anos de falecimento do primeiro pároco, o padre Francisco Chilinski, e dos 49 de falecimento do padre Cônego João Dominoni. A homenagem acontece nesta quinta-feira, dia 26, próximo ao casarão (localizado em frente a Coopercocal, apenas referência), a partir das 19h15. O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi com o ex-prefeito da cidade, Aldo Furlan, que é um dos organizadores do ato. Saiba mais:
Conforme Furlan, a história de Cocal do Sul é marcada pela religiosidade. Com a colonização, muitos imigrantes italianos e poloneses chegaram na região. A chegada do padre Chilinski serviu para conciliar os dois povos, já que ele sabia falar vários idiomas, entre eles o italiano e o polonês. Na Igreja Matriz, era apenas rezado missas em italiano ou em latim, no qual os poloneses não entendiam. “Foi construído uma igreja para os poloneses, mas tudo isso em parceria também com os italianos”, destacou. A igreja era próximo onde hoje é o casarão, na SC-108.
Diante de toda a história e tradição, os moradores de Cocal do Sul irão celebrar a importância dos dois padres para a região. “Essas homenagens serão prestadas hoje, com faixas, com coroas, com a foto deles, com dizeres, com corrente de oração, abraço simbólico, orações em polonês”, ressaltou Aldo Furlan.
Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi FM