Dois urussanguenses conquistaram o primeiro lugar no percurso de seis quilômetros da Corrida do Cooperativismo. Giovanna Cadorin da Silva, de Santana, ficou no primeiro lugar na categoria feminina e Eduardo Cardoso, do bairro Da Estação, na masculina. A corrida aconteceu no domingo, dia 22, na orla do Balneário Esplanada. O evento foi realizado pela Cermoful Energia, Coopercocal e Cooperaliança. Mais de 500 corredores de toda a região participaram da corrida.

Os atletas possuem um histórico com esportes há algum tempo, mas a prática da corrida iniciou recentemente. Os dois fazem parte de um grupo de assessoria para corredores, no qual realizam provas. Giovanna conta que sempre foi muito ativa nos esportes, mas que começou a levar a corrida mais a sério há seis meses. Já Eduardo, que sempre praticou esportes, sentiu a falta da atividade física por conta das restrições da pandemia, começando a participar de provas de corridas em agosto de 2021.

Giovanna está se formando em Educação Física e trabalha como instrutora em uma academia da cidade. Para as corridas, é necessária uma preparação a mais. “Essa corrida foi bem desafiadora porque correr na praia já é mais pesado. Então eu fui com a intenção de dar o meu melhor, como eu sempre faço nas provas. Na preparação, eu procuro sempre ter uma alimentação saudável, e não ingerir bebidas alcoólicas, porque atrapalha bastante o desempenho do atleta”, comenta a corredora.

A atleta faz, semanalmente, três corridas e em três dias faz musculação para o fortalecimento. O programa Ponto de Encontro abordou mais sobre o preparo de Giovanna e sua relação com os esportes em entrevista. Ouça:

 

Desde que começou a correr há pouco mais de um ano, Eduardo segue um planejamento e se dedica aos esportes e a alimentação. “O esporte ajuda muito na parte mental. Automaticamente, quando a gente entra no esporte, a gente busca uma alimentação melhor, a gente busca um sono melhor, então muitas coisas melhoram”, destacou. Eduardo já havia participado da Corrida do Cooperativismo no ano passado, ficando em segundo lugar. Neste ano, através de muito treino, o atleta conseguiu ficar em primeiro no pódio.

Eduardo corre de três a cinco vezes por semana, além de realizar o fortalecimento muscular, que é necessário. “O que motiva mesmo a gente é o famoso RP, é a gente sempre estar melhorando o nosso tempo”, frisa. O atleta também participou do programa Ponto de Encontro e falou sobre sua rotina e sobre a corrida das cooperativas. Confira:

 

Leia também:

Mais de 500 atletas participam da Corrida do Cooperativismo