A 3° edição da Corrida do Cooperativismo, organizada pelas cooperativas Cermoful, Coopercocal e Cooperaliança, fez a praia do Balneário Esplanada ficar lotada de atletas na manhã deste domingo, dia 22. Foram mais de 500 corredores de toda a região que participaram do evento. A largada ocorreu às 7h30 na orla da praia, junto a estrutura montada para o Cooperverão.
O pódio mais alto da categoria masculino, no percurso de seis quilômetros, foi para o urussanguense Eduardo Cardoso. A primeira colocada geral, na categoria feminino seis quilômetros, foi a atleta Giovana Cadorin da Silva, também de Urussanga. No percurso de 12 quilômetros, o campeão geral na categoria masculino foi Vinícius Miranda da Silva, de Tubarão. A campeã geral da categoria feminino nos 12 quilômetros foi Tatiane Gomes Marcos, moradora de Estação Cocal-Morro da Fumaça.
Confira abaixo a colocação geral até terceiros lugares:
Categoria masculino 12km
Primeiro lugar: Vinicius Miranda da Silva
Segundo Lugar: Diego Souza Terceiro lugar: Marcio Geremias Machado

Categoria feminino 12km
Primeiro lugar: Tatiane Gomes Marcos Segundo lugar: Natália dos Santos Bittencourt Terceiro lugar: Simone Lunardi

Categoria masculino 6km
Primeiro lugar: Eduardo Cardoso
Segundo Lugar: Kauã Mendes Fermínio Terceiro lugar: Eberson dos Santos

Categoria feminino 6km
Primeiro lugar: Giovana Cadorin da Silva Segundo lugar: Regiane Frasson Terceiro lugar: Ednara Rosa

Acesse o link e confira a classificação geral
Entre jovens, adultos e crianças também estava o seu Chiquinho. Francisco Manoel Guimarães é criciumense, tem 79 anos e participa de corridas e maratonas há muitos anos. Na Corrida do Cooperativismo ele concluiu o percurso de 12 quilômetros. “É uma alegria muito grande, pois sou aplaudido pelo meu histórico de corridas. Na minha época, quando comecei a correr, era uma novidade porque a gente só via esses eventos em cidades grandes, como São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje vejo a minha região transformada e felizmente ainda posso praticar o esporte, me sinto jovem mesmo já com quase 80 anos. Eu corro pelo amor, sem visar ganhar dinheiro”, destacou Chiquinho. O atleta da terceira idade se prepara para correr 42 quilômetros na 1ª Maratona de Criciúma que ocorrerá em setembro.

A corrida também trabalhou a inclusão. O programa ‘Pernas Solidárias de Içara’ levou Josias Rabelo Mendes e Maria Eduarda Mazon para participarem a atividade.

Para um dos organizadores do evento e assessor de comunicação da Cermoful, Cláudio Fernandes, o Cooperverão superou as expectativas. “Foi um grande evento com grande público. Estivemos aqui desde sexta-feira, dia 20, até hoje domingo, dia 22, fechando o Cooperverão com a Corrida do Cooperativismo. A gente tem certeza que no ano que vem será muito melhor, pois vamos buscar mais parceiros para ampliar ainda mais a família do cooperativismo. Importante agradecer as cooperativas envolvidas e também o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Siscoop), a prefeitura de Jaguaruna, Águas de Jaguaruna e o Samae de Jaguaruna. Temos certeza de que quem compareceu aproveitou um grande evento”, disse Fernandes.

Cooperativismo e integração
O presidente da Federação Cooperativas de Energia do Estado Santa Catarina, Edson Flores da Cunha, participou do programa Comando Marconi e destacou a importância do evento, além da parceria entre as três cooperativas. Ouça:
Texto e fotos: Edi Carlos De Rezende