O verão é a época em que muitos aproveitam o calor para curtir as férias na praia. Mar, piscina, música, bebida, amigos e o famoso churrasco. Apesar do tempo bom e propício, a alimentação não pode ser deixada de lado. Além do cuidado necessário com a alimentação, a hidratação é fundamental e não pode ser esquecida. De acordo com a nutricionista Jamile Orlandi Luciano, da Cia da Saúde de Urussanga, a falta de hidratação no organismo causa diversos incômodos, como o estresse e cansaço. Por isso, manter-se hidratado é ainda mais importante durante o calor.

Uma recomendação importante é evitar alimentos de difícil digestão, como ultra processados, gorduras, frituras e embutidos. Comidas que contêm muito leite, como queijos e creme de lei, em excesso, também devem ser evitados, até por conta da temperatura. “Procurar fazer uma refeição que seja mais rica, principalmente, de frutas, verduras e legumes mais frescos. Eles vão facilitar um pouco o nosso processo digestivo e para a gente também se sentir melhor ao longo do dia”, comenta Jamile.

Refeições mais leves também são opções durante o verão. “Em um café da manhã, nesse momento, a gente pode abusar das frutas, é uma alternativa para a gente fazer inicialmente. Vamos começar com frutas mais líquidas, vamos tentar um melão, abacaxi, melancia”, recomenda. “Frutas que não são tão líquidas, mas também acabam trabalhando bem com a diurese, que é a maçã, pera”, completa a nutricionista. Jamile também ressalta que se pode optar por sucos ou vitaminas das frutas, que ajudam no processo de desintoxicação.

Para um almoço ou uma janta, a escolha da proteína também deve ser pensada. “Como a digestão da carne é mais lenta, vamos dar preferência para as carnes brancas, peixes, o frango em si”, explica. A nutricionista ainda esclarece que o organismo precisa também da carne vermelha, porém, ela deve ser consumida com moderação, principalmente as que são usadas em churrascos. Já para a sobremesa, as frutas também são uma opção. “Um abacaxi trabalha bem com a digestão, ele favorece um pouco esse processo”, recomenda Jamile.

O programa Ponto de Encontro abordou mais dicas de alimentação saudável durante o verão com a nutricionista Jamile. Ouça a entrevista completa:

 

A hidratação do corpo é fundamental, mas o exagero de outros líquidos além da água, como sucos, refrigerantes e bebidas alcóolicas, deve ser evitado. “De uma certa forma eles vão fazer com que o processo da digestão se torne mais lento naquele momento”, frisa. Além disso, deve-se ter atenção aos sucos ditos naturais, mas que são industrializados, como a água de coco de “caixinha”, por exemplo. Conforme Jamile, esses sucos, por estarem dentro de uma embalagem, possuem conservantes, açúcar e, dependendo de algumas marcas, possuem sódio.

As castanhas também são ideais para uma alimentação saudável, desde que consumidas moderadamente. A castanha-do-pará, uma das mais conhecidas, é uma oleaginosa riquíssima em nutrientes. “A gente orienta de uma a duas castanhas”, reforça Jamile. Conforme a especialista, uma castanha possui quantidades de selênio, que funcionam como antioxidante. As castanhas podem ser consumidas como uma opção de lanche, seja durante a manhã ou tarde.

A alimentação também auxilia no bronzeado do corpo. Isso porque alimentos como cenouras, mangas e comidas alaranjadas em geral, além de folhosos como rúcula e espinafre, possuem o betacaroteno. “A gente sempre vai falar que é a maneira de manter a pele com bronzeado mais duradouro, mas ela também é uma maneira de fazer a proteção da pele. O correto seriam as pessoas já estarem fazendo uso de uma alimentação mais rica em betacaroteno”, explica a nutricionista. “O nosso corpo precisa estar consumindo os nutrientes um pouco antes da demanda de ser exposta ao sol, porque você precisa ter o excesso de produção da melanina”, reforça.

Caso tenha interesse, esses tipos de orientações podem ser dadas na própria Cia da Saúde, em Urussanga. Se a pessoa quiser um plano individual é só entrar em contato com o estabelecimento e agendar uma consulta com a nutricionista Jamile. Acompanhe a Cia da Saúde de Urussanga nas redes sociais: Instagram Facebook. Entre em contato pelo WhatsApp.